Lutero e a crítica teológica à definição filosófica tradicional do homem: uma leitura das três primeiras teses da “Disputatio de Homine” (1536)

Autores

  • Marcos Aurélio Fernandes Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v5i2.12587

Palavras-chave:

Lutero, Aristóteles, Homem, Animalidade, Imortalidade da alma

Resumo

Este artigo pretende expor e comentar a crítica teológica à definição filosófica do homem nas três primeiras teses da “Disputatio de homine” (1536). De início, apresenta a proveniência histórica da definição do homem como “animal racional”. Depois, indica a sua assunção na tradição teológica cristã. Em terceiro lugar, aponta que esta definição estava também subjacente à concepção a respeito do homem no Renascimento. Em seguida se expõem e se comentam as três primeiras teses da “disputatio”. A tese 1 apresenta o modo como a filosofia define o homem. Ao seu fundo está o horizonte da “Árvore de Porfírio” e o problema da pluralidade das formas. A tese 2 alude, negativamente, à questão da animalidade do homem. A tese 3 ressalta a sua mortalidade e toca a questão da imortalidade da alma.

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Biografia do Autor

Marcos Aurélio Fernandes, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1991), mestrado em Filosofia - Pontifício Ateneu Antonianum (2000) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum (2003). É professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia, Filosofia Medieval, Filosofia da Religião e Filosofia da Educação. É autor do livro ?À Clareira do Ser: Da Fenomenologia da Intencionalidade à Abertura da Existência? (Daimon Editora, Teresópolis-RJ, 2011), e dos capítulos ?Do cuidado da fenomenologia à fenomenologia do cuidado?, no livro, organizado por Adão José Peixoto e Adriano Furtado Holanda, ?Fenomenologia do cuidado e do cuidar: perspectivas multidisciplinares? (Curitiba: Juruá, 2011); e ?Skholé: o sentido fundante da escola?, no livro organizado por Ildeu Moreira Coêlho, ?Escritos sobre o sentido da escola? (Campinas-SP: Mercado das Letras, 2012).

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Publicado

10-08-2018

Como Citar

FERNANDES, Marcos Aurélio. Lutero e a crítica teológica à definição filosófica tradicional do homem: uma leitura das três primeiras teses da “Disputatio de Homine” (1536). Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 07–42, 2018. DOI: 10.26512/rfmc.v5i2.12587. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12587. Acesso em: 19 abr. 2024.