"O Sangue Corre na Tunísia" de Simone Weil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i3.35091

Palavras-chave:

TraduXio. Filosofia Francesa. Simone Weil. Colonialismo.

Resumo

A tradução da presente obra foi realizada pelo Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, coordenado pelo professor doutor Philippe Lacour. O grupo se propõe a traduzir regularmente obras de filosofia francesa ainda inéditas em língua portuguesa. O trabalho de tradução é produzido de maneira colaborativa através da plataforma digital TraduXio (https://traduxio.org/).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jade Oliveira Chaia, Universidade de Brasília

Mestranda pelo PPGDL-UCDB (2020/ ). Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016/). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014).

Michelly Alves Teixeira, Universidade de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Gilberto Tedeia. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política.

Philippe Lacour, Universidade de Brasília

Graduação em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne IV (1993), Especialização em Filosofia (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne I (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Provence Aix Marseille I (2006). Atualmente, é Professor Adjunto 1 na Universidade de Brasilia (Filosofia Geral e Epistemologia) e Diretor de Programa no College International de Philosophie (Paris), sobre a noçao de "conhecimento clinico" (o saber das singularidades). Publicou livros sobre epistemologos Gilles-Gaston Granger ("La nostalgie de l'individuel"; Ed. Vrin, 2012) e Jean-Claude Passeron ("La raison au singulier", Presses de Nanterre, 2020). Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da razão prática (teoria normativa, epistemologia das ciências sociais, filosofia da linguagem), com ênfase na tradição hermenêutica, nas ciencias sociais e na filosofia francesa contemporânea (Ricoeur, Foucault). Tem também experiência na área da tecnologia de tradução assistida por computador, com um projeto de plataforma digital de tradução colaborativa de precisão (https://traduxio.org/)

Downloads

Publicado

31-01-2021

Como Citar

OLIVEIRA CHAIA, Jade; ALVES TEIXEIRA, Michelly; THIERRY LACOUR, Philippe Claude. "O Sangue Corre na Tunísia" de Simone Weil. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 293–295, 2021. DOI: 10.26512/rfmc.v8i3.35091. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/35091. Acesso em: 17 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)