Anselmo e Descartes, dois Argumentos Lógico-teológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i1.31015

Palavras-chave:

a existência de Deus, Descartes, Anselmo, lógica clássica, lógica intuicionista

Resumo

Este texto é uma versão profundamente revisada de uma conferência realizada sobre esse assunto em fevereiro de 2018, durante a jornada de estudo em Nancy, nos Arquivos Vuillemin, e em maio de 2018, na Universidade de Brasília. Ao contrário do que afirmei nessas conferências, como em uma publicação anterior, a formalização do argumento de Descartes (que desenvolvo aqui em dedução natural) mostra que uma lógica mínima não é suficiente para traduzir o argumento de Descartes; a lógica intuicionista é necessária para que esse argumento seja válido. Se a tradução do argumento de Anselmo que eu apresento no início contradiz a análise e as conclusões de Vuillemin sobre esse assunto, por outro lado, a interpretação de Vuillemin do sistema de Descartes como uma filosofia intuicionista é confirmada pela formalização que segue. Por fim, o pluralismo filosófico próprio do espírito da classificação de Vuillemin também é esclarecido pela conclusão deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseph Vidal-Rosset, Université de Lorraine, Nancy

Maître de conférences HDR. Membre titulaire du Département de philosophie de l'Université de Lorraine à Nancy. 

https://cv.archives-ouvertes.fr/jvidal

Referências

ANSELME (1993). Proslogion: Allocution sur l’existence de Dieu. Flammarion, Paris, France. Traduction, préface et notes de Bernard Pautrat.

BONEVAC, D. (2003). Deduction: Introductory Symbolic Logic. Blackwell Pub., Malden, U.S.A.

DAVID, R., NOUR, K., and RAFFALLI, C. (2004). Introduction à la logique: théorie de la démonstration. Dunod, Paris.

DESCARTES, R. (1641). Méditations métaphysiques, Objections et Réponses. GF Flammarion, Paris, 2011. Présentation, bibliographie et chronologie par Jean-Marie Beyssade et Michelle Beyssade.

DONEY, W. (1955). The Cartesian Circle. Journal of the History of Ideas, 16(3): 324”“338.

GUEROULT, M. (1953). Descartes selon l’ordre des raisons, volume I, II. Aubier, Paris, France.

KANT, E. (2006). Critique de la raison pure. Flammarion, impr. 2006, Paris, France.

LAMBERT, K. (2002). Free Logic: Selected Essays. Cambridge University Press, Cambridge, UK; New York.

ROSE, L. E. (1965). The Cartesian Circle. Philosophy and Phenomenological Research, 26(1): 80”“89.

TENNANT, N. (2014). Introducing Philosophy. Routledge, New York, London.

VIDAL-ROSSET, J. (2013). Preuves intuitionnistes touchant la première philosophie. In LEPAGE, F., editor, La crise des fondements: quelle crise?, pages 149”“184, Montréal, Canada. Département de philosophie de l’Université de Montréal, Les Cahiers d’Ithaque.

VIGER, C. (2002). St. Anselm’s Ontological Argument Succumbs to Russell’s Paradox. International Journal for Philosophy of Religion, 52(3): 123”“128.

VON PLATO, J. (2013). Elements of Logical Reasoning. Cambridge University Press.

VUILLEMIN, J. (1971). Le Dieu d’Anselme et les apparences de la raison, volume 14 of Collection Analyse et Raisons. Aubier Montaigne, Paris.

VUILLEMIN, J. (1981). Trois philosophes intuitionnistes : Epicure, Descartes et Kant. Dialectica, 35: 21”“41.

VUILLEMIN, J. (1984). Nécessité ou contingence: l’aporie de Diodore et les systèmes philosophiques. Ed. de Minuit, Paris.

VUILLEMIN, J. (1986). What Are Philosophical Systems? Cambridge University Press, first edition edition.

Publicado

20-09-2020

Como Citar

VIDAL-ROSSET, Joseph. Anselmo e Descartes, dois Argumentos Lógico-teológicos. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 217–232, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v8i1.31015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/31015. Acesso em: 29 mar. 2024.