Perspectivas de Segunda Pessoa na Era de Tecnologias de Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v9i1.41038

Palavras-chave:

Alteridade. Tecnologias da Informação e Comunicação. Percepção Direta. Realidade Virtual.

Resumo

O objetivo central do presente artigo é analisar as relações de alteridade no contexto das tecnologias da informação e comunicação (TIC), partindo da perspectiva de segunda pessoa e ressaltando como as relações diretas de alteridade estão sendo significativamente alteradas pelo uso de TIC. Analisamos inicialmente teses centrais da perspectiva de segunda pessoa, problematizando críticas que tal perspectiva dirige à teoria da percepção direta. Introduzimos o conceito de \textit{affordances} sociais e tecnológicas, visando clarificar o papel que elas desempenham nas relações de alteridade em sociedades informatizadas. Argumentamos que apesar de ganhos propiciados pelo uso de TIC na comunicação humana, uma de suas consequências indesejáveis nas interações sociais é confundir a experiência da alteridade na realidade ecológica com a da dita “realidade” virtual. Buscaremos apontar consequências pragmáticas da duplicação da experiência no contexto da “realidade” virtual, ressaltando seu possível impacto em hábitos sociais estruturadores das relações de alteridade.

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Biografia do Autor

Mariana C. Broens, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp - Marília

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), Diplôme d'Études Approfondies en Logique et Philosophie anglo-saxonne pela Université de Nantes - França (1989) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP de 2014 a 2017, Coordenadora do mesmo programa de 2017 a 2020 e membro suplente do Conselho do mesmo pprograma desde 2021. Membro do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - CLE - UNICAMP desde 2019 e Membro Externo do Conselho Científico do CLE desde 2021. Membro do núcleo de sustentação do GT de Filosofia da Mente e da Informação da ANPOF. Membro da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva, da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica, da Complex Systems Society. Assessora da FAPESP, da FAPEMIG, do CNPq e da CAPES e Consultora da CAPES. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Mente e da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem externalista da mente, Auto-Organização, Pragmatismo, Cognição Incorporada e Situada, Ética informacional, Filosofia da Ação, Dinâmica da opinião e das crenças, Informação Ecológica, processos de desiformação.

Maria Eunice Q. Gonzalez, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp - Marília

Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Epistemologia Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Cognitive Science, Language And Linguistics Phd - University of Essex (1989) Inglaterra. Atualmente é professora adjunta (livre docente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Informação e da Tecnologia, Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente, atuando principalmente nos seguintes temas: auto-organização, autonomia e informação, sistemas complexos, big data e a dinâmica de desenvolvimento da opinião.

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Publicado

08-12-2021

Como Citar

BROENS, Mariana C.; GONZALEZ, Maria Eunice Q. Perspectivas de Segunda Pessoa na Era de Tecnologias de Informação. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 127–143, 2021. DOI: 10.26512/rfmc.v9i1.41038. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/41038. Acesso em: 8 maio. 2024.