Mentira na política e corpo digital do líder
propaganda e ideologia na política brasileira – uma perspectiva a partir de Hannah Arendt e Letícia Cesarino
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v12i2.53180Palavras-chave:
Hannah Arendt. Leticia Cesarino. Política brasileira. Propaganda política. Corpo digital do rei.Resumo
Com a influência das plataformas digitais, business analytics e engenharia social nos processos eleitorais recentes, este trabalho analisa a construção de corpos políticos digitais, destacando a mentira como ferramenta crucial. Baseado nas ideias de Hannah Arendt sobre a mentira na política e o "corpo virtual do rei" de Letícia Cesarino, a pesquisa investiga como a crise de autoridade e a propaganda totalitária se adaptam às novas tecnologias, fragilizando a democracia. Analisando eventos políticos no Brasil, o estudo enfatiza a manipulação da verdade e a criação de corpos políticos flexíveis ancorados em dicotomias históricas. Buscamos contribuir teoricamente para a compreensão do fenômeno político nacional, avaliando a persistência do discurso totalitário nas democracias recentes e a importância de debater a adaptação da propaganda política às tecnologias digitais.
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