Comunicação, Informação e Computação, um campo híbrido de conhecimento para lidar com a complexidade da vida em rede
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v13i2.59787Palavras-chave:
CIC – Comunicação. Informação e Computação. Transdisciplinaridade. Complexidade. Ciberfeminismo.Resumo
Este artigo sumariza a pesquisa Ciberfeminismo, redes e espaços de poder e, a partir dos resultados da experiência empírica, propõe futuras possibilidades de desdobramento da triangulação proposta na publicação. Trata-se de uma pesquisa aplicada a partir da perspectiva teórico metodológica que articula três campos de conhecimento: Comunicação, Informação e Computação (CIC). Essa perspectiva também inclui a articulação de uma mescla de metodologias – análise de redes, análise de conteúdo e oitiva de integrantes das redes. A primeira parte do artigo trata da pesquisa e dos procedimentos metodológicos utilizados no livro e segundo a perspectiva da junção desses três campos, o que incluiu a coleta de dados da trocas de mensagens no Facebook do grupo Feministas Brasileiras no Uruguai. Essa rede formou-se em 2018, dois dias depois dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes no Rio de Janeiro, para exigir a elucidação do caso e punição dos responsáveis pelo crime.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.