Merleau-Ponty e Marion: o problema da ambiguidade entre uma fenomenologia da percepção e uma fenomenologia da doação

Autores

  • Ericson Falabretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12514

Palavras-chave:

Ambiguidade, Redução, Percepção, Doação, Fenomenologia

Resumo

As reflexões que encontramos na Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty e em Étant Donné, de Jean-Luc Marion  estão ancoradas, como manda a tradição fenomenológica, na redução. Para Merleau-Ponty, a redução fenomenológica se abre primordialmente para uma reflexão do irrefletido, da experiência perceptiva, a correlação mais original e espontânea entre os eventos mundanos e a atividade pré-pessoal do corpo próprio. Todavia, Merleau-Ponty, nos trabalhos dos anos 50 e, ainda no Visível e o Invisível, Merleau-Ponty julgará essa tentativa como uma má-ambiguidade, pois a percepção foi elevada a condição de um pensamento. Radicalizando a redução husserliana,  a via de Marion ”“  “A tanta redução, a tanta doação ””“  abre-se para uma profunda discussão sobre a homologia fenomênica entre redução, doação e aparecimento. No ato de doação, o que se dá não é um fenômeno como evidência objetal, não é ente para o dasein ou, ainda, um fenômeno como síntese da nossa experiência pré-reflexiva, mas é dado como puro dom. A ambiguidade, portanto, constitutiva da doação, é uma espécie de acontecimento contíguo que radicalizaria todas as formas de redução fenomênica e não fenomênica ao colocar em cena um aparecer que se dá sem a proeminência de um objeto, de um sujeito ou, ainda, de qualquer forma de síntese intelectiva ou perceptiva. Em uma fenomenologia da doação, portanto, escaparíamos ao problema da má-ambiguidade, sempre presente em uma fenomenologia da percepção. Como? Eis o que eu busco entender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ericson Falabretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Em 2013, com apoio da CAPES, realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade Jean Moulin (Lyon 3), desenvolvendo pesquisa sobre estruturalismo e fenomenologia na obra de Merleu-Ponty. É professor titular do Curso de Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolve pesquisas nas linhas de Filosofia Política e Epistemologia. Os trabalhos de política estão organizados em torno da obra de Rousseau e de temas como igualdade, democracia e liberdade. Na linha de epistemologia, os trabalhos de pesquisa contemplam, sobretudo, a obra de Merleau-Ponty e estão dirigidos para o exame dos seguintes temas: percepção, linguagem, corpo, estrutura, pintura.

Referências

DESCARTES, René. Discurso do Método; As paixões da alma; Meditações Metafísicas; Objeções e Respostas. 5 ed. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

MARION, Jean-Luc. Étant donné. Essai dune phénoménologie de la donation. Paris: PUF, Épiméthée, 2005.

__________. O Visível Revelado. (Tradução: Joaquim Pereira)São Paulo: Estação Loyola, 2010.

_________. L’idole et la distance. Paris: Grasset, 1977.

_________ .Dieu sans l’être. Paris: PUF, 1991.

_________.La croisée du visible. Paris: PUF, 1991.

MERLEAU-PONTY. Oeuvres. Éditions.Gallimard, Paris, 2010.

______. Elogio da Filosofia. Lisboa: Guimarães editora. 1986.

_______. Parcours Deux (1951-1961). Paris: Éditions Verdier, 2000.

_______. O Olho e o Espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

______.Estrutura do Comportamento. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_______. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

________. O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 1999.

ROOS, David. Aristóteles. Lisboa: Dom Quixote, 1978.

SLATMAN, Jenny. Merleau-Ponty and the possibilities of philosophy: transforming the tradition. Edited by Robert Vallier, Wayne Froman, and Bernard Flynn. Published by State University of New York Press, Albany, 2009.

Downloads

Publicado

09-03-2016

Como Citar

FALABRETTI, Ericson. Merleau-Ponty e Marion: o problema da ambiguidade entre uma fenomenologia da percepção e uma fenomenologia da doação. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 87–102, 2016. DOI: 10.26512/rfmc.v3i2.12514. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12514. Acesso em: 24 abr. 2024.