"Livro da Sabedoria Laica - Materiais para uma Doutrina Laica da Sabedoria" de Alain (Émile Chartier)

O Valor Moral da Alegria segundo Espinosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.45444

Palavras-chave:

Alain. Émile Chartier. Alegria. Espinosa. TraduXio.

Resumo

O texto aqui traduzido foi publicado originalmente na Revue de Métaphysique et de Morale, em novembro de 1899. Trata-se de um dos artigos publicados por Alain, pseudônimo utilizado por Émile Chartier. A tradução foi realizada pelo Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, coordenado pelo Professor Philippe Lacour. O grupo se propõe a traduzir regularmente obras de filosofia ainda inéditas em língua portuguesa e disponibilizá-las em periódicos de acesso livre. O trabalho de tradução é produzido de maneira colaborativa através da plataforma digital TraduXio (https://traduxio.org/).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Lacour, Universidade de Brasília

Graduação em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne IV (1993), Especialização em Filosofia (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne I (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Provence Aix Marseille I (2006). Atualmente, é Professor Adjunto 1 na Universidade de Brasília (Filosofia Geral e Epistemologia) e Diretor de Programa no Collège International de Philosophie à Paris (sobre a noção de "Conhecimento Clínico" - o saber das singularidades). Publicou livros sobre os autores Gilles-Gaston Granger (La nostalgie de l'individuel, Ed. Vrin, 2012) e Jean-Claude Passeron (La raison au singulier, Presses de Nanterre, 2020). Sua experiência na área de Filosofia volta-se, sobretudo, para a Metafísica da Razão Prática (transformação da racionalidade contemporânea e noção de conhecimento clínico), sobretudo na perspectiva da Filosofia da Linguagem (Filosofia Analítica, Hermenêutica, Teoria Normativa e Teoria do Discurso), Epistemologia das Ciências Sociais (Teoria das Ciências Sociais), Filosofia Francesa Contemporânea (em particular G.G, Granger; P. Ricoeur; J.C. Passeron e M. Foucault). Tem também experiência na área da Tecnologia de Tradução Assistida por computador, com o projeto de plataforma digital de tradução colaborativa de precisão TraduXio (https://traduxio.org/)

Jade Oliveira Chaia, Universidade de Brasília / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (PPGFIL-UNB). Mestra em Desenvolvimento Local, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (PPGDL-UCDB). Graduada em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduanda no curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021/)

Michelly Alves Teixeira, Universidade de Brasília

Doutoranda em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (PPGFIL-UNB). Mestra (2019/2022) e Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela mesma instituição (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Gilberto Tedeia. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política.

Paula Furtado Goulart, Universidade de Brasília

2019 - 2023: Doutorado em andamento em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca dos impactos da utilização das novas tecnologias da comunicação (mídias digitais) no diálogo e na lida com a alteridade, especialmente, a partir da articulação entre o pensamento fenomenológico e hermenêutico de Hans-Georg Gadamer e de Byung-Chul Han. Pesquisadora bolsista da Capes. 08/2021 - 02/2022: Doutorado Sanduíche no Departamento de Filosofia da Universidade de Montréal, junto ao Prof. Dr. Jean Grondin. Bolsista da Capes. 2017 - 2019: Mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca da temporalidade e da simultaneidade no pensamento hermenêutico de Hans-Georg Gadamer. Bolsista da Capes. 2020: 1) Prêmio de Melhor Dissertação de Filosofia no Biênio 2018-2019 da UnB; 2) Menção honrosa no Prêmio Filosofas, promovido pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). 2017: Graduação concluída em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB. 2015: Graduação concluída em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub. Interesse em Hermenêutica, Linguagem, Filosofia da Comunicação, Filosofia Simbólica das Mídias, Filosofia da Tecnologia, Epistemologia e Fenomenologia.

Rogério Santos dos Prazeres, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Antropologia Social no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB); tenho Especialização em Ética e Filosofia Política pela Faculdade AVM-Integrada. E possuo graduação em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Referências

Chartier, E (Alain). Matériaux pour une doctrine laïque de la sagesse. Revue de Métaphysique et de Morale 7, no. 6, 1899, pp. 759–64. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40893337>.

Chartier, E (Alain). CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESTÉTICA: da metáfora. PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 269–272, 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.44425.

SPINOZA, B. Ética. Tradução Grupo de Estudos Espinosanos; coordenação Marilena Chauí. 1ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

LACOUR, P.; OLIVEIRA CHAIA, J. .; MENDES SBERVELHERI, M.; ALVES TEIXEIRA, M.; SANTOS DOS PRAZERES, R. "O Culto da Razão como Fundamento da República" de Alain (Émile Chartier). Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 373–380, 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/rfmc.v9i3.41746.

LACOUR, P.; MATOS LIMA MELO, F.; OLIVEIRA CHAIA, J. .; MENDES SBERVELHERI, M.; ALVES TEIXEIRA, M.; SANTOS DOS PRAZERES, R. "A Noção de Objeto", de Alain (Émile Chartier). Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 181–192, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rfmc.v9i2.41822.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

LACOUR, Philippe; OLIVEIRA CHAIA, Jade; ALVES TEIXEIRA, Michelly; FURTADO GOULART, Paula; SANTOS DOS PRAZERES, Rogério. "Livro da Sabedoria Laica - Materiais para uma Doutrina Laica da Sabedoria" de Alain (Émile Chartier): O Valor Moral da Alegria segundo Espinosa. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 539–545, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i1.45444. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/45444. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)