A difícil tarefa de se tornar-se pessoa humana em Emmanuel Mounier e em Søren Kierkegaard entre o julgamento e a farsa de ser si mesmo

Autores

  • Rafael García Pavón Universidad Anáhuac México

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v4i2.12553

Palavras-chave:

Eleição, Liberdade, Pessoa, Si mesmo

Resumo

O pensamento sobre a pessoa humana pode converter-se numa farsa, numa mentira que pretende ser verdadeira, quando reduz a dificuldade do desenvolvimento da pessoa como uma eleição de si mesma a definições ou categorias fáceis de manipular logicamente. Por isso, esse trabalho se propõe que para valorizar a pessoa humana em sua dignidade, se deve pensá-la como um ensaio ”“ na elaborada noção de Montaigne ”“ por assim dizer, levando em conta a dificuldade de ser si mesmo como uma relação de espírito encarnado e a dialética da eleição de si mesmo como espírito que define o desenvolvimento pleno da pessoa humana. Onde o pensador deve situar-se como a pessoa mesma que pensa na situação de eleger a possibilidade da revelação de si mesmo na ação. A eleição de si mesmo é escolher-se na situação própria humana na qual devemos reconhecer por um lado o que já nos determina e por outro o vínculo que ele pode ter com um horizonte indeterminado de possibilidades, tanto da própria pessoa como do mundo com o qual ela se relaciona, assim, escolher-se a si mesmo é receber-se na possibilidade da revelação. Para isso, trataremos primeiro da ideia de ser pessoa em Emmanuel Mounier e em segundo da dialética da eleição de si mesmo como proposta por Kierkegaard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael García Pavón, Universidad Anáhuac México

Doctor en filosofía por la Universidad Iberoamericana en ciudad de México, Coordinador del posgrado en filosofía de la Universidad Anáhuac México, Profesor investigador del Centro de Investigación en Ética Aplicada y Valores, AXIOS, Profesor de las asignaturas de Filosofía Moderna, Ética y Hospitalidad, Ética Empresarial y de Cine y Filosofía. Ha publicado los libros: Contemporaneidad y Fe en el pensamiento de Soren Kierkegaard (EAE, 2011), El problema de la comunicacón en Soren Kierkegaard. Su debate con Hegel (IF Press, 2012), Cine y Filosofía (UIA, 2015)

Referências

CIORAN, Emile. Breviario de podredumbre. Trad. Fernando Savater. Madrid: Suma de letras, 2001.

DESCARTES,René. El discurso del método.Tratado de las pasiones.Trad. Eugenio Frutos.Barcelona: RBA Editores, 1994.

KIERKEGAARD, Søren. “El equilibrio entre lo estético y lo ético en la formación de la personalidad” en O lo Uno o lo Otro. Un fragmento de vida II. Trad. Darío González. Madrid: Trotta, 2007a.

_____. Migajas filosóficas o un poco de filosofía. Trad. Rafael Larrañeta. Madrid: Trotta, 2007b.

_____. El concepto de la angustia. Trad. Demetrio G. Rivero. Madrid: Alianza, 2007c.

_____. Temor y temblor. Trad. Vicente Simón Merchán. Madrid: Técnos. 1998.

_____.La enfermedad mortal. Trad. Demetrio G. Rivero. Madrid: Sarpe, 1984.

MOUNIER, Emmanuel. El personalismo. Antología esencial. Trad. Carlos Díaz Hernández Salamanca: Sígueme, 2002.

_____. Cartas desde el dolor. Trad. Antonio Ruiz. México: Editorial Jus, 2005.

MURAKAMI, Haruki. De qué hablo cuando hablo de correr. Trad. México: Tusquets, 2011.

Publicado

21-05-2017

Como Citar

GARCÍA PAVÓN, Rafael. A difícil tarefa de se tornar-se pessoa humana em Emmanuel Mounier e em Søren Kierkegaard entre o julgamento e a farsa de ser si mesmo. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 95–111, 2017. DOI: 10.26512/rfmc.v4i2.12553. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12553. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos