O problema religioso como preâmbulo do idealismo italiano: das teses de Maurizio Viroli à religião da liberdade em Croce

Autores

  • Marcio Gimenes de Paula Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i1.12494

Palavras-chave:

Filosofia italiana, Filosofia contemporânea, Idealismo, Religião, Liberdade

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o quanto o chamado idealismo italiano de Croce e Gentile são, em verdade, dependentes da concepção religiosa italiana. Para tanto, nos deteremos, na primeira parte do nosso trabalho, principalmente numa análise das teses de Maurizio Viroli. Já no segundo parte do nosso artigo nos deteremos na análise dessa temática dentro do conceito de religião da liberdade em Croce. Assim, após tal inventário, teceremos nossas conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Gimenes de Paula, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), graduação em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Independente (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto III do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília e foi coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia do mesmo departamento (2013-2015), membro colaborador e pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (integrado em projeto de investigação sobre Filosofia da Ação e Valores e em projeto de tradução das obras de Kierkegaard), membro da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard), da Associação Brasileira de Filosofia da Religião, do GT de Filosofia da Religião da ANPOF, do Grupo de Filosofia da Religião da UnB, do Grupo de pesquisa sobre a obra de Kierkegaard da UNISINOS, do Grupo Crítica e Modernidade da UNICAMP, do Grupo de Pesquisa de Ética e Política da UnB e da Sociedade Feuerbach Internacional. Suas pesquisas versam sobre Filosofia da Religião, Ética, Kierkegaard e cristianismo.

Referências

BURCKHARDT, J. Meditazioni sulla storia universale. Trad. It. D. Cantimori, Sansoni, Firenze, 1959.

CASSIRER, E. A Filosofia do Iluminismo. Unicamp, Campinas, 1997.

CROCE, B. Storia d ´Europa nel secolo decimono. Laterza, Roma, 1965.

GALASSO, G. Croce e lo spirito del suo tempo. Laterza, Roma, 2002.

GARIN, E. Cronache di filosofia italiana 1900-1960 v.1-2. Laterza, Roma, 1997.

____________ . Storia della filosofia italiana ”“ volume terzo. Einaudi, Torino, 1966.

JEMOLO, A. C. Chiesa e Stato in Italia ”“ dalla unificaz ione ai gior ni nostri. Einaudi, Torino, 1978.

MENOZI, D. Tra riforma e restaurazione. Dalla crisi della società cristiana al mito della cristianità medievale”, in Storia d'Italia. Annali. Vol. 9: La Chiesa e il potere politico dal Medioevo all'Età contemporanea , ed. Chittolini G.; Miccoli G, Torino, Einaudi, 1986, pp. 769-806.

PICCIONI, L. Ideologia e filosofia del neoidealismo italiano. Università degli Studi di Urbino, Urbino, 1983.

TROELTSCH, E. El protestantismo y el mundo moderno, tradução de Eugenio Ãmaz, 2ª edição, Fondo de Cultura Económica, Mexico, 1958.

VERUCCI, Guido. Idealisti all Indice ”“Croce, Gentile e la condenna del ´Sant ´Uffizio. Laterza, Roma, 2006.

VIANO, C.A. Va ´Pensiero. Einaudi, Torino, 1985.

VIROLI, M. Come se Dio ci fosse ”“ Religione e libertà nella storia d ´Italia. Einaudi, Torino, 2009.

Downloads

Como Citar

PAULA, Marcio Gimenes de. O problema religioso como preâmbulo do idealismo italiano: das teses de Maurizio Viroli à religião da liberdade em Croce. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 85–115, 2015. DOI: 10.26512/rfmc.v3i1.12494. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12494. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)