Conflito e tensão no mar
experiências da tripulação do navio Nossa Senhora da Conceição, Princesa de Portugal (1783-1785) narradas em um diário de bordo
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i41.42652Palavras-chave:
História Marítima, Carreira da Índia, História do Brasil ColonialResumo
Apresentamos a transcrição integral do manuscrito do diário de bordo do navio Nossa Senhora da Conceição, Princesa de Portugal. O relato acompanha o navio entre 1783 e 1785, partindo de Lisboa, passando por ilhas do Atlântico e do Índico em direção à Índia e terminando, inesperadamente, rumo à Bahia. Disponibilizado on-line no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o documento foi lido e transcrito. Posteriormente, catalogamos sua tripulação e criamos um glossário de termos marítimos encontrados e uma cronologia do desenrolar dos eventos. A análise permitiu o levantamento de questões relevantes, como a hierarquia do navio e a sua relação com as tensões entre os diferentes membros da tripulação. Portanto, a importância do artigo se dá na disponibilização de um rico material para a expansão da história dos homens do mar no século XVIII, em especial frente ao ínfimo desenvolvimento da história marítima no Brasil.
Downloads
Referências
DIÁRIO DE BORDO DO NAVIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PRINCESA DE PORTUGAL (1783-1785). Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Disponível em: <https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4223011>. Acesso em 20 de dez. 2021.
PROJETO RESGATE: BAHIA EDUARDO DE CASTRO ALMEIDA (1613-1807). Biblioteca Nacional Digital, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://resgate.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=005_BA_CA&Pesq=%22Jose%20Gervasio%20de%20Moura%22&pagfis=30396>. Acesso em 20 de dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Em Tempo de Histórias
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).