Glauber Rocha e a autonomia relativa do campo artístico

o caso do documentário “Amazonas, Amazonas” (1966)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34086

Palavras-chave:

Glauber Rocha. Cinema Novo. Documentário.

Resumo

O artigo discute a ambiguidade como elemento constituinte do campo artístico, seja em suas relações com o poder ou com o mercado. Para isso, usamos como ponto de partida a realização do documentário “Amazonas, Amazonas”, dirigido pelo cineasta Glauber Rocha (1939-1981) sob encomenda do governo do Amazonas, em meados dos anos 1960. Com base em fontes documentais da época e em articulação com ideias de Karl Mannheim e Pierre Bourdieu, analisamos as tensões que emergem em torno do referido filme, ainda pouco conhecido frente à celebrada filmografia de um dos expoentes do movimento do Cinema Novo.

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Biografias Autor

Rosiel do Nascimento Mendonça, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Sérgio Ivan Gil Braga, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Antropologia Social, professor titular de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

MENDONÇA, Rosiel do Nascimento; BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Glauber Rocha e a autonomia relativa do campo artístico: o caso do documentário “Amazonas, Amazonas” (1966). Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.34086. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/34086. Acesso em: 24 nov. 2024.

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