Relações étnico-raciais e integração curricular no ensino das Ciências Humanas

Autores

  • Guilherme Babo Sedlacek Instituto Federal de Santa Catarina
  • Rodolfo Denk Neto

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.31707

Palavras-chave:

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Direitos Humanos

Resumo

O artigo apresenta um trabalho sobre a educação das relações étnico-raciais, temática obrigatória desde a promulgação das leis que incluíram nos currículos escolares a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, campo privilegiado de estudos na área das Ciências Humanas. Abordam-se estas questões a partir de uma experiência com esta temática na produção de material didático nesta área para cursos de ensino médio técnico. A concepção de currículo integrado desses cursos permite trabalhar numa perspectiva transversal, visando a uma educação antirracista. Apresentam-se duas abordagens, uma histórica, acerca do racismo e o escravismo, e outra filosófica, ligada aos direitos humanos, ambas no contexto regional do Oeste catarinense. Pretende-se mostrar que o trabalho transversal é um meio eficaz de investigar as relações étnico-raciais através da interseccionalidade, contribuindo para a consolidação de uma prática de pesquisa e de ensino significativa e que revele mais da realidade local em que se vive e se ensina.

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

BABO SEDLACEK, Guilherme; DENK NETO, Rodolfo. Relações étnico-raciais e integração curricular no ensino das Ciências Humanas. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 36, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i36.31707. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/31707. Acesso em: 24 nov. 2024.