Relações étnico-raciais e integração curricular no ensino das Ciências Humanas
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.31707Palavras-chave:
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Direitos HumanosResumo
O artigo apresenta um trabalho sobre a educação das relações étnico-raciais, temática obrigatória desde a promulgação das leis que incluíram nos currículos escolares a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, campo privilegiado de estudos na área das Ciências Humanas. Abordam-se estas questões a partir de uma experiência com esta temática na produção de material didático nesta área para cursos de ensino médio técnico. A concepção de currículo integrado desses cursos permite trabalhar numa perspectiva transversal, visando a uma educação antirracista. Apresentam-se duas abordagens, uma histórica, acerca do racismo e o escravismo, e outra filosófica, ligada aos direitos humanos, ambas no contexto regional do Oeste catarinense. Pretende-se mostrar que o trabalho transversal é um meio eficaz de investigar as relações étnico-raciais através da interseccionalidade, contribuindo para a consolidação de uma prática de pesquisa e de ensino significativa e que revele mais da realidade local em que se vive e se ensina.
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