Fotojornalismo como fonte histórica

contribuições da comunicação para a produção historiográfica

Autores

  • Eunice Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i18.19888

Palavras-chave:

Fotojornalism. História Cultural. Fontes Históricas

Resumo

O presente artigo visa fazer uma revisão das principais ideias de Ernest Gombrich, Roland Barthes, e Eliseo Verón a respeito da análise de imagens a fim de averiguar quais as contribuições que os mesmos podem dar ao historiador no trabalho com jornais e revistas antigos, ou seja, suportes impressos como fontes históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Eunice Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. niceribeiro70@hotmail.com.

Referências

BARTHES, Roland, 1915-1980. A mensagem fotográfica. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Tradução: Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990a. 11-43 pp.

_______________. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Tradução: Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990b. 27-43pp.

_______________. Sociedade, Imaginação, Publicidade: BARTHES, Roland. Inéditos. Vol. 3 ”“ Imagem e Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Roland Barthes).98-121pp.

_______________. A Câmara Clara. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.

CATALÃ, Josep Maria. GOMBRICH, E. H. Los Usos de las imágenes. Estúdios sobre la función social del Arte y la comunicaión visual. Barcelona: Debate, 2003.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990. p. 7-89.

CHARTIER, Roger. “o livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (org). Práticas de Leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 77 ”“ 105.

FERREIRA, Giovandro. Uma proposta metodológica para o estudo da imprensa a partir das mutações problemáticas da análise do discurso. Revista de Economia Poliria de Lãs Tecnologias de la Información y Comunicación. Vol III, nº 1, ene ”“ abr. 2006. Capturado em www.eptic.com.br em 10/2/2006.

FERREIRA, Giovandro Marcus. Da imagem à fotografia no suporte de imprensa: um percurso em busca da discursividade. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 27, 2004. Porto Alegre. Anais São Paulo: Intercom. Capturado em 12/2/2006.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. 82 pp.

GOMBRICH, E. H. Arte e Ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

GONÇALVES, Cássia Denise. O nome das coisas: Algumas considerações sobre a leitura de fotografias. Capturado www.stadium.iar.unicamp.br em 1º/5/2004.

METZ, Christian. Além da analogia, a imagem. ______________. A análise das Imagens. Seleção de ensaios da revista “Communications”. Petrópolis: Editora Vozes, 1973. (Tradução: Luiz Costa Lima e Priscila Vianna de Siqueira) 7-18pp.

MRAZ, John. Sebastião Salgado: maneiras de ver a América Latina. Capturado de www.stadium.iar.br/19 em 20.08.2005.

PEREIRA JÚNIOR, Nelson Soares. Fotojornalismo e discurso: o fotojornalismo no posicionamento discursivo do jornal “A Tarde”. Universidade Federal da Bahia. FACOM, Programa de Comunicação e Cultura Contemporânea, Salvador, 2004. Dissertação de Mestrado.

PEREIRA JÚNIOR, Nelson Soares. Discurso e Imagem: Possibilidades Metodológicas para uma Análise Discursiva do Fotojornalismo Contemporâneo. www.intercom.org. Capturado em 10/10/2005.

PINTO, Milton José. Enunciação e Imagem. In: PINTO, Milton José. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker Editores, 1999. 32-39 pp.

RAMINELLI, Ronald. Imagens da Colonização (A representação do índio de Caminha a Vieira). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

SAMAIN, Etienne. Memórias antropológicas em torno de um algum fotográfico: fotografia, morte e história. Capturado de www.stadium.iar.unicamp.br/6 em 10.01.06.

SAMAIN, Etienne. Um retorno à Câmara Clara: Roland Barthes e a Antropologia Visual. In: SAMAIN, Etienne (org.) O fotográfico. 2ª edição. São Paulo: Hucitec / Editora Senac, 2005. 115-128pp.

SILVA, Márcio Renato Pinheiro da. Lição crítica: Roland Barthes e a semiologia do impasse. Alea. Vol. 7. nº. 1. Rio de Janeiro, Jan/ Junho, 2005.

VERGER, Pierre. Retratos da Bahia. Salvador, Editora Corrupio, 2002, 288pp.

VERÓN, Eliseo. Espacios públicos in imágenes. Capturado em 15/11/2005 http://www.bibiliteca.org.br/autor.asp?texto=e&offset=100.

_______________. Análise do „contrato de leitura”Ÿ: um novo método para os estudos de posicionamento dos suportes impressos”. (L´analyse du “contract de lecture”: une nouvelle methode pour lês études de posicionnement des supports presse), in Les médias ”“ experiences, recherches actuelles, applicationes. IREP, Paris: 1985. pp. 02-20. Tradução do original francês organizada em apostila pelo prof. Dr. Giovandro Ferreira para curso de Mídia e Discurso, PUC-RS, 2001.

Publicado

2011-08-31

Como Citar

RIBEIRO DOS SANTOS, Eunice. Fotojornalismo como fonte histórica: contribuições da comunicação para a produção historiográfica. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 18, p. 28–48, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i18.19888. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19888. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.