Novas abordagens do ensino de História
as linguagens artísticas na sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19841Mots-clés :
História. Arte. Teatro de revista.Résumé
A abordagem de novos objetos no campo da História já se consagrou por meio da divulgação de vários trabalhos acadêmicos, que vêm demonstrando o quão interessante é manusear linguagens peculiares, diversas do documento “oficial” de arquivo. É o que procuramos, aqui, demonstrar com o estudo do teatro de revista de fins do século XIX e início do XX que, enquanto fonte de pesquisa e de ensino, traz à tona importantes dilemas políticos e sociais da Primeira República brasileira.
Téléchargements
Références
BASTOS, Sousa. Dicionário do teatro português. Lisboa: Lisbânio da Silva, 1908, p. 102-103.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1990, p. 59.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia. Porto Alegre: UFGS, 2002, p. 53-56.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. 6. ed. São Paulo: Global, 2004, p. 53-165.
OLIVEIRA, Sírley Cristina. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964). 2011. Tese (Doutorado em História), Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011, f. 41.
PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o rebolado!: vida e morte do teatro de revista brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991, p. 29-643.
PARIS, Robert. A imagem de um operário no século XIX pelo espelho de um vaudeville. Revista Brasileira de História. São Paulo: Anpuh-Marco Zero, p. 61-69, set.1987-fev.1988.
PATRIOTA, Rosângela. O teatro e o historiador: Interlocuções entre linguagem artística e pesquisa histórica. In: RAMOS, Alcides Freire; PEIXOTO, Fernando; PATRIOTA, Rosângela. (Org.). A História invade a cena. São Paulo: Hucitec, 2008, p. 44.
PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro (1570-1908). São Paulo: Edusp, 1999, p. 117.
SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira: da Belle Evoque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Cia. das Letras, 2002, p. 24.
TINHORÃO, José Ramos. História social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 1998, p. 242.
THOMPSON, Edward Palmer. Os Românticos: A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 61.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista. O TEATRO através da história. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, vol. 2, p. 154-155, 1994.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).