Passado e identidade veiculado na imprensa: “Os construtores de SC” e o ensino de História (fevereiro de 1987)
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i23.14868Mots-clés :
Imprensa. identidade. grupos étnicos.Résumé
Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 1987 foi publicado pelo jornal Diário Catarinense o Caderno Especial “Os Construtores de SC” no qual são tratados aspectos da história e da cultura dos grupos étnicos que vivem no estado. Neste artigo analisaremos as imagens e discursos veiculados pela imprensa sobre o passado a fim de identificar as representações que são difundidas entre a população sobre a formação do estado. Estudos mostram que crianças e jovens adquirem conhecimentos sobre o passado em inúmeros espaços sociais o que contribui para a formação de sua consciência histórica, bem como influi em seu processo de aprendizagem.
Téléchargements
Références
BURKE, Peter. A fabricação do rei:a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
CAMPOS, Cynthia Machado. As intervenções do Estado nas escolas estrangeiras de Santa Catarina na Era Vargas. In: BRANCHER, Ana (org.). História de SC: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.
CAMPOS, Cynthia Machado& AREND, Silvia (orgs.). História de SC no século XIX. Florianópolis: UFSC, 2001.
CARDOSO, Paulino de Jesus; MORTARI, Cláudia. Territórios negros em Florianópolis no Século XX. In: BRANCHER, Ana (org.). História de SC: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.
CAMPOS, Cynthia Machado& AREND, Silvia (orgs.). História de SC no século XIX. Florianópolis: UFSC, 2001.
FLORES, Maria Bernadete Ramos. A Autoridade do Passado. In: A farra do boi: palavras, sentidos e ficções. Florianópolis: Ed. daUFSC, 1997.
HOBSBAWM, E. J; RANGER, T. O. A invenção das tradições. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
LUCA,Tânia Regina. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto,2005.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, S.Paulo, n.10, p.7-28, dez. 1993. Disponível em: <http://www.pucsp.br/projetohistoria/downloads/revista/PHistoria10.pdf>.Acesso em 4 Nov. 2012.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
QUEIROZ, Igor Henrique Lopes de. Sujeitos a ou sujeitos de: as orientações sexuais desviantes nas páginas do jornal Diário Catarinense (1986-1988). 2011 78 p.: TCC (graduação) -Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Curso de História, Florianópolis, 2011. Disponível em: <http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/000000000013/00001349.pdf>. Acesso em: 16 de Junho de 2012.
REIS, José Carlos. O desafio historiográfico. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010.
SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos da memória em terras de História: Problemáticas atuais. IN: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia. Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível.Campinas: Ed. da UNICAMP, 2004.
WITTMANN, Luisa Tombini. O vapor e o botoque:imigrantes alemães e índios Xokleng no Vale do Itajaí / SC (1850-1926). Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007.
ZANELLA, Cláudia Cristina. Atrás da porta: o discurso sobre o turismo na Ilha de Santa Catarina (1983”“1998). Florianópolis, UFSC, 1999, (Dissertação de Mestrado em História).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).