DOCUMENTARTE Encontro com documentos e pensamento professoral no ensino de História
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i23.14867Mots-clés :
Pensamento. Ensino de História. Produção de narrativas.Résumé
Este é um trabalho com um perfil histórico-filosófico. Procura discutir os conceitos de pensamento e de encontro, a partir da relação entre o professor de História e os documentos, e tendo como fontes de inspiração Deleuze, Foucault e Spinoza. Nesse sentido, compreende a criação de narrativas como o momento privilegiado da prática professoral, na Escola Básica, revelando-se como um processo que decorre de uma violência do pensamento, ensejado pelos encontros entre um fazer professoral e os documentos históricos. O ofício do professor de História é considerado como um fazer artístico e gerador de histórias-problema. Nesta perspectiva, as narrativas pensadas a partir do encontro do professor com os documentos são apresentadas como um movimento de imaginação criativa. Procura-se lançar novos olhares sobre as experiências com os documentos e entendê-las como atualização de virtualidades que a potência dos documentos disponibiliza. Pensando a partir da filosofia da diferença, este texto busca a empiria com a matéria de expressão, que são os documentos que dão consistência à criação de um novo plano de pensamento.
Téléchargements
Références
ALBUQUERQUE Júnior, Durval M. Historia: a arte de inventar o passado ”“Ensaios de teoria de História.Bauru: Edusc, 2007.
BITTENCOURT, Circe (org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. Coleção Repensando o Ensino. Editora Contexto (Editora Pinsky Ltda.). São Paulo, 2004.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução deLuiz Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 1999.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução Claudia Sant’Anna Martins. 1. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010
DELEUZE, Gilles. Sobre Spinoza. Cours Vincennes ”“24/01/1978. Tradução de Francisco Traverso Fuchs. http://www.webdeleuze.com/php/texte.php?cle=194&groupe=Spinoza&langue=5(acesso em setembro de 2011).
FEBVRE, Lucien. Apud LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão. São Paulo. Campinas, Editora da Unicamp, 1992.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In: Ditos e Escritos III. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. p. 75
PELBART, Peter Pál. Da clausura do Fora ao Fora da clausura: Loucura e Desrazão. SãoPaulo. Brasiliense. 1989.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, Porto Alegre, v.15, n.28, p.113-128, dez.2008.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo. Scipione, 2004.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeuda Silva. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).