Blackout e a Luftwaffe nazista: Algumas notícias da II Grande Guerra na cidade de Manaus - AM
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i33.23543Palabras clave:
Blackout. Borracha. Manaus.Resumen
A base naval de Pearl Harbor ardeu em chamas durante o ataque inesperado de forças militares do Japão (1941). Com esta investida, o império nipônico dominava o sudeste asiático e suas ricas plantações de seringueiras na Malásia. Com isto, a economia da borracha brasileira seria reaquecida, a partir da assinatura dos chamados Tratados de Washington, colocando a Amazônia no tabuleiro as II Guerra Mundial (1939 ”“ 1945). Na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, os jornais publicavam notícias sobre o conflito mundial e medidas para os habitantes se protegerem de possíveis confrontos diretos. O perigo de um verdadeiro ataque das forças nazistas sobre a Hinterlândia amazônica pairava no ar.
Descargas
Citas
AZANCOTH, Ediney. Os anos em que vivemos na escuridão. In: MARINHO, José Joaquim Marques (Org.). Manaus, meu sonho. Manaus: Editora Valer, Prefeitura de Manaus, ManausCult, 2010.
BUTLER, Rupert. A Gestapo: A história da polícia secreta de Hitler: 1933 1945/ Rupert Butler; tradução Emanuel Mendes Rodrigues. ”“ São Paulo; Editora Escala, 2008.
CORRÊA, Luiz de Miranda. A Borracha do Amazonas e a segunda Guerra Mundial(1965).
DULLES, John Foster. Getúlio Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PÉRES, Jefferson. Evocação de Manaus ”“ como eu a vi ou sonhei. 2° edição revista e ampliada. Manaus: Editora Valer, 2002.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio de periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi, (Org.). Fontes Históricas, 2º ed. São Paulo: Contexto, 2008.
NETO, José Maria Bezerra. A economia da borracha e o esforço de guerra: Os Soldados da Borracha na Amazônia. In. Pontos de História da Amazônia, volume II, 2º edição ampliada, - Belém: Paka-Tatu, 2000.
KAWADA, Takuya. Histórico da Imigração Japonesa no Estado do Amazonas. Edição Comemorativa do Centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil ”“ Japão, 1895 ”“ 1995. Obra patrocinada pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).
VARGAS, Getúlio. Discurso do Rio Amazonas, Amazônia Brasileira (Rio de Janeiro, 1944).
WILLIAMSON, Gordon. A SS: O instrumento de terror de Hitler: A história completa, desde combatentes de rua até as Waffen-SS / Gordon Williamson; tradução Roberson Melo. ”“ São Paulo: Editora Escala, 2008.
SALUN, Alfredo Oscar. “Zé Carioca vai à guerra: histórias e memórias sobre a FEB. São Paulo: Edições Pulsar, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).