Aspectos da modernização capitalista do Brasil República: relações entre os movimentos higienista e escolanovista nas primeiras décadas do século XX
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i26.14804Palabras clave:
HistóriaResumen
Trata-se de um estudo bibliográfico e de análise histórica das relações entre os movimentos higienista e escolanovista nas primeiras décadas do século XX com vistas a destacar as implicações para o processo de modernização capitalista do Brasil República. Nosso objetivo é descrever e analisar o papel dos movimentos de higiene e da Escola Nova no Brasil, respectivamente de controle e disciplina para a formação do homem moderno e trabalhador. Constatamos que foi em meio a esse processo que o contexto cultural dos anos 1920-1930 tornou-se a porta de acesso que a higiene mental encontrou para fazer sua história no país, enquanto a Escola Nova brasileira encontrou no higienismo o acesso à cientificidade desejada.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-08-19
Cómo citar
MERCADANTE, Jefferson. Aspectos da modernização capitalista do Brasil República: relações entre os movimentos higienista e escolanovista nas primeiras décadas do século XX. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 26, 2015. DOI: 10.26512/emtempos.v0i26.14804. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14804. Acesso em: 8 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).