Fotografando a geringonça sem freio: breve investigação sobre as transformações da música em Brasília desde os anos 80

Autores/as

  • André Luiz Fernandes Cunha UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i31.14715

Palabras clave:

Brasília. Música. Hibridismo.

Resumen

Inspirado na imagem de uma carroça futurista, criada pela banda Feijão de Bandido em 2001, esse artigo pretende fazer um breve mapeamento da cena musical em Brasília dos anos 80 até a atualidade considerando sua natureza híbrida: arcaica e moderna, global e local simultaneamente. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida.RJ: Jorge Zahar, 2001.

BURKE, Peter. O que é História Cultural?SP: Jorge Zahar Editora, 2008.

CARVALHO, Iracilda Pimentel. “Brasília: Imagens e Representações ”“A Fala do Povo.” In: Contar História, Fazer História ”“História, Cultura e Memória. Brasília: Paralelo 15 Editores, 2001, p. 167 ”“180.

CHARTIER, Roger. História Cultural: entre Práticas e Representações.RJ: Difel, 1987.

CLÃMACO, Magda de Miranda. “Interpretação e Improvisação: A Música Instrumental em Brasília sob o Enfoque do Representacional.” In: Música e Contemporaneidade: Ações e Reflexões. GO: Editora da PUC Goiás, 2015, p. 173 ”“185.

FERREIRA, Clodomir Souza. Impressões digitais da (in)dependência: Os CDs (in)dependentes em Brasília (1990 a 2007).Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação de História. Departamento de História da Universidade de Brasília, 2008.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. RJ: DP&A, 2002.

PESAVENTO, Sandra Jathay. História e História Cultural.BH: Autêntica, 2003. PORTO JR, Gilson. História do Tempo Presente. SP: Edusc, 2007.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. SP: Cia das Letras, 2001.

VARGAS, Heron. “O Hibridismo e a Mestiçagem como Instrumentos para o Estudo da Canção na América Latina.” In: Música e Mídia: Novas Abordagens sobre a Canção. SP: Via Lettera Editora e Livraria Ltda, 2007, 61 ”“78.

Publicado

2018-03-06

Cómo citar

FERNANDES CUNHA, André Luiz. Fotografando a geringonça sem freio: breve investigação sobre as transformações da música em Brasília desde os anos 80. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 31, 2018. DOI: 10.26512/emtempos.v0i31.14715. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14715. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.