Norbert Elias

apontamentos bibliográficos e metodológicos para a Sociologia e História do Conhecimento e da Ciência

Autores

  • Huener Gonçalves
  • Francismary Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20053

Palavras-chave:

Norbert Elias. Sociologia e História do Conhecimento e da Ciência.

Resumo

O presente artigo visa fazer um breve apanhado da produção bibliográfica do sociólogo Norbert Elias voltada para a sociologia do conhecimento e ciência, ainda
desconhecida do público brasileiro. Em um segundo momento, procuraremos vislumbrar de que maneira ferramentas conceituais como redes de interdependência e figurações
estabelecidos-outsiders podem nos auxiliar na análise do desenvolvimento das ciências. Ao discutirmos a relação cientista-comunidade científica, daremos ênfase à própria trajetória de Elias, uma vez que nossa hipótese é de que a sua visão sobre sua posição na comunidade de sociólogos pode nos possibilitar a compreensão de como suas principais ferramentas
metodológicas podem nos ajudar a compreender a lógica da relação entre indivíduos dentro dessa figuração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Huener Gonçalves

Mestrandos da Linha Ciência, Técnica e Cultura na História do Programa de Pós Graduação em História da UFMG.

Referências

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os Estabelecidos e os Outsiders. Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2000 [1965].

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Uma história do s costumes, vol. 1. Rio de Jan eir o: Jor ge Zahar Ed., 1990 [193 9].

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: For mação do Estado e Civilização, vol. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993 [1939].

ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

VEIGA, Cynthia G r e ive. A escolarização comop roj eto de civilização. Revista Brasilei ra d e Educa ção, n. 2 1, s et. /d ez. 2002.

Downloads

Publicado

2011-02-02

Como Citar

GONÇALVES, Huener; SILVA, Francismary. Norbert Elias: apontamentos bibliográficos e metodológicos para a Sociologia e História do Conhecimento e da Ciência. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 12, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i12.20053. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20053. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.