Os Conceitos “Fetichismo” e “Animismo” no Discurso de Nina Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i15.20004Palavras-chave:
Animismo. Fetichismo. Nina Rodrigues.Resumo
Na Bahia do século XIX, Raimundo Nina Rodrigues lançou seu olhar sobre as religiões africanas, as quais conceituaria como “fetichismo”, “animismo”, termos que intitulariam sua mais importante obra sobre a temática. Para entendermos seu olhar sobre as religiões africanas, é preciso entender sua concepção de fetichismo e animismo; sendo assim objetivamos esboçar algumas considerações acerca do termo “double”, o qual segundo Raimundo Nina Rodrigues, caracterizaria em grande parte essas religiões.
Downloads
Referências
CORRÊA, Mariza. As ilusões da liberdade: a Escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. 2.ed. Bragança Paulista, EDUSF, 2001.
DEGLER, Carl N. Nem preto nem branco: escravidão e relações raciais no Brasil e nos EUA. Trad. Fanny Wrobel. Rio de Janeiro, Editorial Labor do Brasil,1976.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. Trad. Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches.Trad. Sandra Moreira. Bauru; São Paulo, EDUSC, 2002.
MORIN, Edgar. O homem e a morte. Trad. Cleone Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro, Imago, 1997.
RAMOS, Artur. As culturas negras: introdução à antropologia brasileira. Guanabara, RJ: Ed. da Casa do estudante do Brasil, [s/d]. Vol. 3.
RAMOS, Arthur. As culturas negras no novo mundo. 4.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
RODRIGUES, Nina. O Animismo Fetichista dos Negros Bahianos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1935.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil ”“ 1870-1930. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
SILVA, Vagner Gonçalves da. Orixás da metrópole. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).