Planadores e dirigíveis
os primeiros resultados práticos para o sucesso do vôo controlado
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i22.19831Palavras-chave:
Aviação. História da tecnologia. Ciências aeronáuticas.Resumo
Para conhecer o ambiente científico da aeronáutica, que começou a se desenvolver durante a primeira década do século XX, é necessário levar em consideração não apenas os projetos bem sucedidos, mas também todas aquelas pesquisas que foram úteis ao desenvolvimento da aviação ou mesmo aquelas que serviram de influência para pioneiros que também não obtiveram sucesso. Nos anos finais do século XIX surgiram os primeiros resultados positivos das pesquisas com aparelhos voadores manobráveis. As primeiras publicações de testes bem sucedidos e as recentes melhorias nos novos motores à combustão, davam aos cientistas, engenheiros e inventores, que se ocupavam em solucionar o problema do vôo controlado, um ambiente que começava a se demonstrar favorável à s suas aspirações. Neste artigo serão analisadas as pesquisas de pioneiros da aviação que não conseguiram construir máquinas voadoras práticas, mas serviram de importante apoio para que outros inventores pudessem obter êxito na construção dos seus aparelhos voadores.
Downloads
Referências
ADER, Clément. L’aviation militaire. 7ª ed. Paris: Berger ¨C Levrault Éditeurs, 1913. ANDERSON, John David. A history of aerodynamics. 1ª ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
Flughistorische Forschungsgemeinschaft Gustav Weisskopf. Weisskopf Museum. Disponível em: <http://www.weisskopf.de/>. Acesso em 4 de junho de 2010.
Gustave Whitehead Flying Machines. Disponível em: <http://gustavewhitehead.org/the_biography.html>, acesso em 23 de novembro de 2010 IMPRESUM. Otto Lilienthal Museum. Disponível em: <http://www.lilienthal-museum.de>. Acesso em: 09 de abril de 2010.
MATTOS, Bento S. de; GIAROLA, Paulo Cesar. Early years of aviation: Santos-Dumont and other aviation pioneers. ABCM. Rio de Janeiro, v. 09, nº 02, abril/setembro, 2003, p. 04 ¨C 17.
Nelson Evening Mail. Aerial navigation: Research and Progress. Nelson, 4 de maio de 1907. NOGUEIRA, Salvador. Conexão Wright Santos-Dumont: A verdadeira história da invenção do avião. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SANTOS-DUMONT, Alberto. O que eu vi, o que nós veremos. 1ª ed. São Paulo: Typographia Piratininga, 1918. The New York Times. Killed on his flying machine. New York, 12 de agosto de 1896.
WRIGHT, Wilbur. Otto Lilienthal. In Aero club of America Bulletin, New York, v. 01, nº 08, setembro 1912, p. 20 ¨C 21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).