Aspectos políticos da tragédia grega: a importância do concurso e do mito
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i23.14869Palavras-chave:
Tragédia Grega. Mito. Política.Resumo
A partir das interpretações de Jean-Pierre Vernant e Christian Meier sobre o espetáculo trágico, destacam-se neste artigo os aspectos políticos da tragédia grega, mostrando como o texto trágico grego é um fenômeno social ligado a uma concepção grega sobre o fazer político. Assim são evidenciados o teatro como um festa em homenagem ao deus Dionisio, congregadora de aspectos identitários, a importância do coro e a relação entre mito e tragédia.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética.Tradução de Eudoro de Sousa. Edição bilíngue grego-português. São Paulo: Ars Poética, 1993.
BARTHES, Roland. ”•Pouvoir de la tragédie antique.”– In: _______. Écrits sur le théâtre.Paris: Éd. du Seuil, 2002.
BATTEZZATO, Luigi. ”•Lyric.”– In: GREGORY, Justina (ed.). A companion to Greek tragedy.S/l: Blackwell Publishing, 2005, p. 149-166.
CUSSET, Christophe. La tragédie grecque.Paris: Éd. du Seuil, 1997.
DETIENNE, Marcel. Les maîtres de vérité dans la Grèce Archaïque.Paris: Librairie Générale Française, 2006.
GOULD, J. Myth, ritual, memory and exchange.Oxford: OUP, 2001.
LORAUX, Nicole. Les enfants d’Athéna: idées athéniennes sur la citoyenneté et la division des sexes.Paris: La Découverte, 1990.
LORAUX, Nicole. A tragédia grega e o humano.”–In: NOVAES, Adauto (org.). Ética.São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 17-34.
MEIER, Christian. Introduction a l'anthropologie politique de l'antiquité classique.Paris: PUF, 1984.
MEIER, Christian. La naissance du politique.Paris: Gallimard, 1996.
MEIER, Christian.De la tragédie grecque comme art politique.Paris: Les Belles Lettres, 2004.
MOSSÉ, Claude. Atenas:a história de uma democracia.Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1982, 142pp.
MOSSÉ, Claude. Péricles:o inventor da democracia.São Paulo: Estação Liberdade, 2008.
SEGAL, Charles. ”•L‘homme grec, spectateur et auditeur.”–In: VERNANT, Jean-Pierre. L’homme grec.Paris: Éd. du Seuil, 2000.
TRABULSI, J.A. Dabdab. Dionisismo, poder e sociedade na Grécia até o fim da época clássica.Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
VERNANT, Jean-Pìerre. As origens dopensamento grego.Rio de Janeiro: Difel, 2004.
VERNANT, Jean-Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga.São Paulo: Perspectiva, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).