Gênero: uma identidade em construção
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i25.14816Palavras-chave:
História de GêneroResumo
O presente artigo pretende trazer algumas considerações acerca da relação entre gênero e sexualidade, em um processo contínuo de mudança que sustenta a sociedade e suas relações, tomando como mote central o conceito de cultura e as contribuições da Antropologia. Assim, destacamos a relevância do contexto sociocultural e político na formação do caráter identitário do sujeito, para além de qualquer tentativa de enquadramento limitador.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Fernanda Carolina de. Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das Relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Resenha. Revista Liberdades. [online]. Disponível em: http://www.revistaliberdades.org.br/site/outrasEdicoes/outrasEdicoesExibir.php?rcon_id=96.
BARROS, Roque Laraia. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: JorgeZahar, 2004.BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Ed. Zahar, Rio de Janeiro,1999.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v.I, II. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano, Artes de Fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves, Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2008.
CHARTIER, Roger. Diferenças entre os sexos e dominação simbólica. Cadernos Pagu,Unicamp, n. 4, 1995. [online]. Disponível em: <http://www.pagu.unicamp.br/files/cadpagu/Cad04/pagu04.04.pdf>.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manoela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
HALL, Stuart. “A produção Social da Identidade e da Diferença”. In: Tomáz Tadeu da Silva (org). Identidade e Diferença: a perspectivados estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. 14 ed. São Paulo, Loyola, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. Aurora. Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Editora Escala, 2007.
JESUS, Jaqueline GOMES DE. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Guia Ténico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formação de opinião. 2ª Ed. Brasília, 2012.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e Literatura: uma nova-velha história.[online]. Disponível em:http://www.teoriahistoria.blogspot.com/.../historia-literatura-uma-velha-nova.html.
SEGATO, Rita Laura. Os percursos do gênero na Antropologia e para além dela. Série Antropológica 236. Brasília, 1998.
VAINFAS, Ronaldo. Os protagonistas anônimos da história. São Paulo, SP: Campus, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).