SUBJECTIVITY, ART, AND SPACE SCIENCE COSMOFAGY AND PERIFUTURISM A SMALL SELF-CARTOGRAPHY
Palavras-chave:
textResumo
.
Downloads
Referências
BORGES, Fabiane M. Breves considerações acerca dos Sonhos Espaciais da China. Das Questões, v. 17, n. 1, p. 97-122, nov. 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/51473/38798. Acesso em: 2 out. 2024.
______. Breves considerações históricas acerca da arte espacial (ocidental). In: GOBIRA, Pablo (Org.). Arte, Cultura e o Mundo Contemporâneo Digital. LPF Edições, 2024.
______. Domínios do Demasiado. São Paulo: Hucitec, 2010. Coleção Saúde e Loucura. Disponível em: https://catahistorias.files.wordpress.com/2011/01/dominios-do-demasiado-ultima-prova.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
______. Em Busca da Cultura Espacial. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://catahistorias.files.wordpress.com/2013/04/na-busca-da-cultura-espacial-web.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
______. Hijacked Futures x the Anti-Hijacking of Dreams. In: Inflexions, n. 11: popfab, SenseLab, Canadá, 2019. Disponível em: https://www.inflexions.org/popfab/pdfs/Fabi%20edited.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
______. (Org.). Arte, Subjetividade e Cultura Espacial. Revista Das Questões, v. 6, n. 1, 2018. Dossiê Extremøphilia. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/issue/view/1501. Acesso em: 2 out. 2024.
______. (Org.). Tecnoxamanismo. Ed. Invisíveis Produções, 2016. Disponível em: https://midiatatica.desarquivo.org/2014-2017/tcnxmnsm-tecnoxamanismo/. Acesso em: 2 out. 2024.
______. Space Art and Culture in Brazil: Three Years of Activities at the National Institute for Space Research. Makery Magazine, Paris, 2022. Disponível em: https://www.makery.info/author/fabiane-m-borges/. Acesso em: 2 out. 2024.
______.; FRAGOSO, Maria Luiza. Ancestrofuturism, Ancestralities and Technoshamanism - CAC.6 — Computer and Media Art Education - 6th Computer Art Congress 2018. Guanajuato, México, 10-12 out. 2018. Disponível em: http://europia.org/cac6/CAC-Pdf/12-CAC6-16-Fabi_Malu_Ancestrofuturism.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
______.; ______. Ancestrofuturism: Two Stories of Women who Travel in Time and Space. In: Space Feminisms. Bloomsbury Publishing, 2024.
______.; FRAGOSO, Maria Luiza P. G.; NOBREGA, Carlos. (Org.). Hiperorgânicos: Reconexões Ancestrofuturistas. Rio de Janeiro: Rio Books, 2019. Disponível em: https://tecnoxamanismo.files.wordpress.com/2021/11/hiperorganicos_miolo_30.10.21.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
______.; NOVAES, Thiago. Mendigos, Piratas, Videntes. Cadernos de Subjetividade, n. 12, PUC/SP, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cadernossubjetividade/issue/view/1973. Acesso em: 2 out. 2024.
DUQUE, Alejo (Org.). Orbitando Satélites. Gijón: Laboral Centro de Arte Industrial, 2011. Disponível em: https://bogotadeclaration.files.wordpress.com/2011/08/os_manual_lowres.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
FLEICHMAN, Luciana. Entrevista com Pedro Soler, com participação de Fabiane M. Borges. Gravação, 24 de junho de 2013. Disponível em: https://vimeo.com/121465318. Acesso em: 22 ago. 2022.
GRIFFIN, Joanna. Moon Vehicle: Reflections from an Artist-Led Children's Workshop on the Chandrayaan-1 Spacecraft's Mission to the Moon. Leonardo Magazine, 2012, p. 218-224. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/254926026_Moon_Vehicle_Reflections_from_an_Artist-Led_Children's_Workshop_on_the_Chandrayaan-1_Spacecraft's_Mission_to_the_Moon/citations. Acesso em: 2 out. 2024.
SOLER, Pedro. Arte en Órbita - Post-colonial Space Exploration at the Equator. Das Questões, 6. ed. UNB, 2015. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/31150/21505. Acesso em: 2 out. 2024.
STERLING, Bruce. Call for Participation III International of the MSST (Movimento dos Sem Satélites). Wired, 2013. Disponível em: https://www.wired.com/2013/05/call-for-participation-iii-international-of-the-msst-movimento-dos-sem-satelites. Acesso em: 28 nov. 2022.
BORGES, Fabiane M.; SOLER, Pedro. Art in Orbit. CAC. Quito, Ecuador. Available at: https://sacieartscience.wordpress.com/2017/07/03/arte-em-orbita/. Accessed on: 22 Aug. 2024.
HIPERORGÂNICOS #8. Available at: http://www.nano.eba.ufrj.br/hiper8/. Or on the SACI-E blog: https://sacieartscience.wordpress.com/2019/07/16/hiperorganicos-8-ancestorfuturism-mast-museu-do-amanha/. Accessed on: 22 Aug. 2024.
I COMUNA INTERGALÁCTICA on the SACI-E website. Available at: https://saciesite.wordpress.com/2017/11/16/texto-de-apresentacao-da-comuna-intergalactica/. Accessed on: 22 Aug. 2024.
II COMUNA INTERGALÁCTICA. Available at: https://sacieartscience.wordpress.com/2019/07/15/comuna-intergalactica-ii/. Accessed on: 10 Oct. 2024.
SPACE ART AT THE BRAZILIAN SATELLITE OLYMPICS – MCTI – 2021. Available at: https://sacieartscience.wordpress.com/2020/10/15/a-arte-espacial-entra-para-a-olimpiada-brasileira-de-satelites/. Accessed on: 15 Oct. 2024.
TERRACOSMISM MANIFEST. Available at: https://sacieartscience.wordpress.com/2019/07/20/a-manifest-for-terracosmismo/. Accessed on: 15 Oct. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.