A relação com os seres espirituais na festa Garpiéhj Náe entre os Ikólóéhj Gavião de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v10i1.32320Palavras-chave:
Povo Gavião Ikólóehj, Ritual, Festa Garpiéhj NáeResumo
Desde o início da invasão neste continente ameríndio, todas as sociedades originárias sofreram um impacto muito grande na sua língua, cultura e religião. Assim também aconteceu com o povo Ikólóéhj Gavião. Os não indígenas não só invadiram a nossa terra, como também invadiram a nossa cultura. Por isso, para mim e para o meu povo, o tema “festas tradicionais” é fundamental para entender a importância desta prática como um momento de fortalecimento da união, reciprocidade, solidariedade e harmonia entre seres humanos e seres espirituais. Neste artigo, descrevo sucintamente a festa Garpiéhj Náe para levar ao conhecimento das novas gerações Ikólóehj, que não a vivenciaram, e da sociedade não indígena que já passa mais de quinhentos anos impondo suas práticas culturais aos povos originários do país que foi chamado Brasil, como se estes povos não tivessem cultura.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.