CUIDAR DE LOS MUNDOS VENIDEROS
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37656Palavras-chave:
cuidado, atenção, ecologia, incomunidadeResumo
Este trabalho busca destacar a importância de duas noções, a saber, cuidado e atenção, para uma ecologia política cujo principal objetivo seja a proliferação e o florescimento do heterogêneo, não (apenas) por uma preferência ética ou estética, mas pelas exigências materiais de um mundo vivível. Em contraste com a política ecológica da modernidade, tal ecologia política rejeita a homogeneização produzida pelo conceito moderno de natureza, assim como a homogeneização dos saberes. Em diálogo com Marisol de la Cadena, Mario Blaser, Donna Haraway, Isabelle Stengers e María Puig de la Bellacasa, proponho que cuidar dos mundos por vir significa estabelecer uma frente de multiplicação de mundos, manter um espaço aberto para os mundos que estão sendo devastados, vivendo no risco do dissenso e da incomunidade.
Downloads
Referências
BELLACASA, María Puig de la. Matters of care: assembling neglected things. In Social studies of science, n. 41, v. 1, 2011, p. 85-106.
DE LA CADENA, Marisol. Natureza incomum: histórias do antropo-cego. In Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, 2018, p. 95-117.
DE LA CADENA, Marisol; BLASER, Mario (eds.). A world of many worlds. Durham: Duke University Press, 2018a.
DE LA CADENA, Marisol; BLASER, Mario. Pluriverse. In: DE LA CADENA, Marisol; BLASER, Mario (eds.). A world of many worlds. Durham: Duke University Press, 2018b, p. 1-22.
GONÇALVES, Júlia. Pensar alianças: o desafio da Cosmopolítica para uma economia de transição. [min. 43:09] Colóquio Cosmopolítica II: Tiempos de cosmopolíticas, tiempos de necropolíticas. DASQUESTÕES. [Online] 18 de nov. de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G2ejcKjYk38
GONÇALVES, Júlia. Pensar alianças: o desafio da proposição Cosmopolítica para uma economia de transição. In DasQuestões, Vol.8, n.2, abril de 2021. p. 113-119.
LAW, John. What’s wrong with a one-world world?. In Distinktion: journal of social theory, n. 16, v. 1, p. 126-139.
STENGERS, Isabelle. The challenge of ontological politics. In: DE LA CADENA, Marisol; BLASER, Mario (eds.). A world of many worlds. Durham: Duke University Press, 2018, p. 83-111.
STENGERS, Isabelle; PIGNARRE, Philippe. La sorcellerie capitaliste: pratiques de désenvoûtement. Paris: La Découverte, 2005.
HARAWAY, Donna. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press, 2016.
HARAWAY, Donna. Seguir con el problema: generar parentesco en el Chthuluceno. Buenos Aires: Consonni, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.