OS IMPASSES DA ARTE E O PAPEL DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA

Autori

  • Rogério Max Canedo UFG

Parole chiave:

Literatura. Impasses Contemporâneos. Estratégias formais.

Abstract

Faz-se um exame crítico do conto “Maria Caboré”, do brasileiro Ronaldo Correia de Brito, e do romance O vendedor de passados (2005), do angolano José Eduardo Agualusa. Pretende-se compreender a produção da narrativa ficcional contemporânea sob o prisma dos impasses no mundo da mercantilização e do capitalismo fetichista. Tendo como pontos de apoio Aristóteles (1992), Adorno (2003), György Lukács (1953; 1966; 2010; 2011), Auerbach (2013) e Antonio Candido (1965), busca-se avaliar qual é o papel da obra de arte e de seu artífice nas trincheiras da contemporaneidade e como o campo estético pode estar garantido em um mundo da uniformização do pensamento humano.

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Pubblicato

2020-09-07

Come citare

Canedo, R. M. (2020). OS IMPASSES DA ARTE E O PAPEL DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA. Revista Cerrados, 29(52), 145–157. Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/29332

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Realismo e atualidade: horizontes da criação artística em tempos hostis.