OS IMPASSES DA ARTE E O PAPEL DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA
Palabras clave:
Literatura. Impasses Contemporâneos. Estratégias formais.Resumen
Faz-se um exame crítico do conto “Maria Caboré”, do brasileiro Ronaldo Correia de Brito, e do romance O vendedor de passados (2005), do angolano José Eduardo Agualusa. Pretende-se compreender a produção da narrativa ficcional contemporânea sob o prisma dos impasses no mundo da mercantilização e do capitalismo fetichista. Tendo como pontos de apoio Aristóteles (1992), Adorno (2003), György Lukács (1953; 1966; 2010; 2011), Auerbach (2013) e Antonio Candido (1965), busca-se avaliar qual é o papel da obra de arte e de seu artífice nas trincheiras da contemporaneidade e como o campo estético pode estar garantido em um mundo da uniformização do pensamento humano.
Descargas
Citas
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 6ª. ed. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2013, p. 481; 484.
AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005, p. 16; 17; 139.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Sousa. Imprensa Nacional ”“ Casa da Moeda, 1992.
BRITO, Ronaldo Correia de. Livro dos homens. São Paulo: Cosac Naify, 2005, p. 148; 149; 150-152.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965, p. 35.
FREDERICO, Celso. A arte no mundo dos homens. São Paulo: Expressão Popular, 2013, p. 67; 68.
LUKACS, György. Marxismo e la critica literaria. Torino: G Einaudi, 1953.
_______. Estética I: la peculiaridad de lo estetico. Barcelona: Grijalbo, 1966, p. 403; 448.
_______. Trata-se do Realismo. In: MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Um capítulo da história da modernidade estética: debate sobre o expressionismo. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998, p. 195-231.
_______. Marxismo e teoria literária. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p. 269; 270; 284.
_______. O romance histórico. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.
REIS, Carlos Pires; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário da teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988, p. 14.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Cerrados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )