Um romance histórico esquecido
A estirpe, de Carla Maliandi
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57814Mots-clés :
história, América Latina, romance históricoRésumé
Neste ensaio, como o próprio título já sugere, pretende-se analisar de que modo um projeto de romance histórico se prefigura no enredo do livro A estirpe (2023), da autora argentina Carla Maliandi (1976). Ana, protagonista do romance, é uma escritora e pesquisadora engajada no projeto de escrever um livro que aborda a história da sua família, vinculada profundamente à Conquista do Deserto ou Campanha do Deserto, uma campanha militar efetuada pelo governo da República Argentina, sob as ordens do general e futuro presidente Julio Argentino Roca (1843-1914), contra os povos Mapuche, Tehuelche e Ranquel, visando obter o domínio territorial do Pampa e da Patagônia oriental, até então sob controle indígena, denominado “Wall Mapu”. No entanto, após sofrer um acidente que lhe retira a memória, Ana precisa retomar a sua vida pessoal e o projeto esquecido. A estirpe é um livro singular que combina particularidades de um romance histórico, drama familiar e relato pessoal numa trama que une aleatoriedade, acontecimentos históricos, reveses familiares, angústia e alijamento. O projeto literário do romance transcende as suas páginas, pois tenta dar conta de uma história latino-americana repleta de lapsos, violências e traumas.
Téléchargements
Références
JAMESON, Fredric. O romance histórico ainda é possível? Novos Estudos CEBRAP, (77), 185–203, 2007.
LUKÁCS, György. O romance histórico. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015. (Edição Kindle)
MALIANDI, Carla. A estirpe. Traduzido por Sérgio Karam. São Paulo: Moinho, 2023.
MUNDURUKU, Daniel. Minha vó foi pega a laço. Disponível em: <https://danielmunduruku.blogspot.com/2017/11/minha-vo-foi-pega-laco.html>. Acesso em: 31 mar. 2025.
TEIXEIRA, Aline. Editora Moinhos. A estirpe. 2023. Disponível em: <https://editoramoinhos.com.br/loja/a-estirpe/>. Acesso em: 28 fev. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
