Modernidade e revolução em Monólogo ao Pé do Ouvido, de Chico Science & Nação Zumbi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56759

Palavras-chave:

Manguebit, Canção, Chico Science & Nação Zumbi, Tempo zero, Dialogismo

Resumo

A fim de investigar o pensamento multiestético de Chico Science & Nação Zumbi, trazemos uma análise de Monólogo ao pé do ouvido, faixa que abre Da lama ao caos (1994). Em seu texto, Science esboça os princípios do pensamento mangue, em que a Música se apresenta como ponto de convergência entre musicalidades, discursos e ideologias. Como nos demonstra Bakhtin (2003), Volóchinov (2019) e Candido (1989a, 1989b, 2006), a faixa de Chico & Nação se materializa no mundo a partir de um contexto sócio-histórico específico e, ainda, por meio de uma estrutura expressivamente única. A recuperação de discursos revolucionários da américa latina, entonados por heróis “bravios” (Chico Science & Nação Zumbi, 1994) e derrotados, ajudam a compor o escopo temático da faixa. A partir desse quadro sul-americano, buscamos em Ludmer (2013), Santiago (2000) e Canclini (2008) um panorama mais nítido do pensamento latino-americano da produção artística moderna da virada do século. Esse aporte nos revela na faixa um discurso estético de tom revolucionário que busca por meio da Música afetar as dimensões social, estética e política.

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Biografia do Autor

George Antonio Correia Feitosa, Universidade Regional do Cariri

É mestrando (bolsista Funcap) pelo Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca), na linha "Poéticas da palavra, cultura e sociedade" com o projeto de dissertação intitulado "Um satélite na cabeça: imagem e tradição no estuário estético do Manguebit", sob a orientação do professor doutor Edson Soares Martins. É colaborador voluntário do periódico acadêmico Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, sob a editoria-chefe do professor doutor Edson Soares Martins. É graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com respectivas literaturas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua como pesquisador do gênero Canção Popular, com foco no hibridismo musical e na poética musical. Pesquisa a poética musical no Movimento Manguebit desde 2019. Integra o grupo de pesquisas Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários (Netlli), sob a linha Bakhtinística Responsiva.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Editora Ática S.A., 1989a.

CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1989b.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

LUDMER, Josefina. Aqui América latina: uma especulação. Tradução: Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2013.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2 ed. Rio de Janeiro: São Paulo: Rocco. 2000.

CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI. Da lama ao caos. Sony-BMG Music Entertainment, 1994.

VOLÓCHINOV, Valentin. Estilística do discurso literário II: A construção do enunciado. In: GRILLO, Sheila; AMÉRICO, Ekaterina Vólkova (org.). A palavra na vida e a palavra na Poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Feitosa, G. A. C., & Martins, E. S. (2025). Modernidade e revolução em Monólogo ao Pé do Ouvido, de Chico Science & Nação Zumbi. Revista Cerrados, 34(67), 135–143. https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56759

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