Modernidade e revolução em Monólogo ao Pé do Ouvido, de Chico Science & Nação Zumbi
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56759Palavras-chave:
Manguebit, Canção, Chico Science & Nação Zumbi, Tempo zero, DialogismoResumo
A fim de investigar o pensamento multiestético de Chico Science & Nação Zumbi, trazemos uma análise de Monólogo ao pé do ouvido, faixa que abre Da lama ao caos (1994). Em seu texto, Science esboça os princípios do pensamento mangue, em que a Música se apresenta como ponto de convergência entre musicalidades, discursos e ideologias. Como nos demonstra Bakhtin (2003), Volóchinov (2019) e Candido (1989a, 1989b, 2006), a faixa de Chico & Nação se materializa no mundo a partir de um contexto sócio-histórico específico e, ainda, por meio de uma estrutura expressivamente única. A recuperação de discursos revolucionários da américa latina, entonados por heróis “bravios” (Chico Science & Nação Zumbi, 1994) e derrotados, ajudam a compor o escopo temático da faixa. A partir desse quadro sul-americano, buscamos em Ludmer (2013), Santiago (2000) e Canclini (2008) um panorama mais nítido do pensamento latino-americano da produção artística moderna da virada do século. Esse aporte nos revela na faixa um discurso estético de tom revolucionário que busca por meio da Música afetar as dimensões social, estética e política.
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Referências
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