Pensar a contrapelo: embates de Paulo Honório em São Bernardo
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.45440Palabras clave:
Romance, Poema, Graciliano Ramos, Análise literáriaResumen
Este trabalho compreende uma leitura do romance São Bernardo (1934/2012), de Graciliano Ramos, no qual observamos uma construção ficcional objetiva e sucinta (com destaque para a figura de Paulo Honório), mas com possibilidade de interpretações complexas, sobretudo no que se refere ao lugar da personagem destacada, em relação às situações narrativas. A partir destas, analisamos de que modo Paulo Honório passou a uma reflexão acerca de si próprio, embora se mostre, ao longo da narrativa, como alguém ligado aos assuntos práticos do cotidiano, distanciado de iniciativas que pudessem favorecer aprofundamentos subjetivos. Para tanto, relacionamos o poema “Graciliano Ramos:”, de João Cabral de Melo Neto (In: Serial, 1961/2008), a aspectos do romance em estudo, bem como discutimos lugares e funções de personagens, a propósito de Antonio Candido (In: A personagem de ficção, 1968/2014). Esperamos, com uma relação entre os textos citados, promover discussões a partir das quais a linguagem literária, situada ficcional e historicamente, suscite reflexões variadas, em seu alcance significativo.
Descargas
Citas
CANDIDO, Antonio [et al.]. A personagem de ficção. 13 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia Completa e prosa. Antonio Carlos Secchin (org). 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 104 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. 4 ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2012.
RICOEUR, Paul. Escritos e conferências 2: hermenêutica. Tradução de Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: a intriga e a narrativa histórica. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Cerrados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )