Os poros da diferença
poética e política do texto
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i69.59988Palavras-chave:
poética, política, diferença, Emily Dickinson, Safo, Louise GlückResumo
O presente ensaio explora a relação complexa entre poética e política na textualidade, utilizando a metáfora dos poros da diferença, referindo-se a uma abertura ao exterior, para discutir a possibilidade do poético. Para tanto, articulo como desvelar-se por uma poética e uma política que cobrem e expõem a vida simultaneamente, focando em conceitos como a invisibilidade do poro e a aporética do tato. Parto de uma análise detalhada de Emily Dickinson, interpretando sua "alba" de maneira não convencional e discuto um fragmento de Safo, examinando as dificuldades de tradução e o limite da mortalidade diante do impossível de tocar uma imagem. A proposta une o pensamento da différance à sustentação de que uma poética reside na exposição à aporia e no apagamento insistente da presença, e da crítica ao aspecto idealista da representação.
Downloads
Referências
CARSON, Anne. If not, winter: fragments of Sappho. New York: Vintage, 2002.
CARSON, Anne. Eros: o doce-amargo. Trad. Julia Raiz. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2ª ed. Trad. Luiz Orlandi; Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DERRIDA, Jacques. Marges – de la philosophie. Paris: Minuit, 1972.
DERRIDA, Jacques. La voix et le phénomène. 4ª ed. Paris: PUF, 2009.
DERRIDA, Jacques. Le toucher, Jean-Luc Nancy. Paris: Galilée, 2000.
DICKINSON, Emily. Poesia completa – Volume II: Folhas soltas e perdidas. Ed. Bilíngue. Trad. Adalberto Müller. Brasília/Campinas: UnB/Unicamp, 2021.
EYBEN, Piero. “Política da poesia”. In: PUCHEU, Alberto; MAGALHÃES, Danielle. (Org.). Falemos de poesia. Rio de Janeiro: 7Letras, 2023, p. 31-44.
FONTES, Joaquim Brasil. Eros, tecelão de mitos: a poesia de Safo de Lesbos. 2ª ed. rev. São Paulo: Iluminuras, 2003.
GLÜCK, Louise. Poems 1962-2012. New York: Farrar, Straus and Giroux / Ecco, 2012.
HORÁCIO. Arte poética. Ed. Bilíngue. Trad. Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
LACAN, Jacques. Le Séminaire, livre XI: Les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse (1964). Éd. Jacques-Alain Miller. Paris: Seuil, 1973.
NANCY, Jean-Luc. “Apertura dell’aporia”. In: EYBEN, Piero (org.). Pensamento intruso: Jean-Luc Nancy & Jacques Derrida. Trad. Piero Eyben. Vinhedo: Horizonte, 2014.
PLATÃO. Íon. Ed. Bilíngue. Trad. Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SAFO. Complete poems and fragments. Trad. Stanley Lombardo. Cambridge: Hackett, 2002.
SAFO. Hino a Afrodite e outros poemas. Trad. org. Giuliana Ragusa. São Paulo: Hedra, 2011.
SAFO. Fragmentos completos. Ed. Bilíngue. Trad. Guilherme Gontijo Flores. São Paulo: 34, 2017.
SCHLÄGER, Georg. Studien über das Tagelied. Ein Beitrag zur Litteraturgeschichte des Mittelalters. Jena: Frommannsche, 1895.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Cerrados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
