O mundo alucinante e sua política de representação: uma análise pragmática

Autores

  • Ana Paula Silveira
  • Luciana Cristina da Silva

Palavras-chave:

Pragmática. Política de representação. O mundo alucinante.

Resumo

Mostraremos, neste trabalho, que as perspectivas ideológicas representadas em um romance são responsáveis pela demarcação de critérios capazes de distinguir “ficção” e “realidade”, mas se constituem, sobretudo, em um ato de intervenção sobre o modo como o olhar será direcionado a esta realidade. Nesta perspectiva, o interesse deste trabalho é o de lançar sobre o romance de Reinaldo Arenas, O mundo alucinante, um olhar a partir do que Rajagopalan (2010) nomeia de Nova Pragmática, ou seja, uma pesquisa em pragmática que concebe a linguagem, antes de tudo, na sua dimensão política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENAS, Reinaldo. O mundo alucinante. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

_______. El mundo alucinante. Barcelona: Ed. Montesinos, 1981.

GÓIS, Felipe de Paula. Em busca da América: o real maravilhoso como discurso de representação do continente latino-americano. Disponível em: <http://anphlac.fflch.usp.br/sites/anphlac.fflch.usp.br/files/Vieira%20FPG.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2013.

JÚNIOR, Jorge França de Faria. Política de representação e identidade social na cultura popular: uma análise pragmática por meio das práticas discursivas dos agentes sociais e da mídia. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2013.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos).

PINTO, Joana Plaza. Pragmática. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2006. p. 47-68.

_______, 2013. O percurso da performatividade. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2014.

RAJAGOPALAN. Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

_______. Políticas em linguagem: perspectivas identitárias/ Kanavillil Rajagopalan, Dina Maria Martins Ferreira, organizadores. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006.

_______. A nova pragmática: fases e feições de um fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ROCHA, Carolina da Cunha. Frei Servando Teresa de Mier e o exotismo à s avessas - o selvagem ilustrado desbrava as terras do Velho Mundo. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/viewFile/3347/2926>. Acesso em: 26 maio 2013.

SILVA, Luciana Cristina da. A constituição identitária do professor de língua espanhola em formação: tensão entre teoria e prática. Disponível em: <http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/3082VIEIRA>.

Downloads

Publicado

25-05-2016

Como Citar

Silveira, A. P., & Silva, L. C. da. (2016). O mundo alucinante e sua política de representação: uma análise pragmática. Revista Cerrados, 24(40). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25587

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.