O “O tapete voador”, de Cristiane Sobral: o mérito ou as raízes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.38237

Palavras-chave:

Black literature; Cristiane Sobral: short story;

Resumo

Este artigo propõe a investigação das construções identitárias de protagonistas sobralianas a partir da análise de categorias tais como a interseccionalidade. Neste sentido, entende-se Cristiane Sobral enquanto produtora de conhecimento a partir de escrevivências uma vez que suas personagens apresentam um contexto social marcado pelas opressões e também pela resistência. O objetivo deste artigo é discutir o processo de construções identitárias femininas negras no conto “O tapete voador”, de Cristiane Sobral. Considera-se para este fim as noções estabelecidas pelo feminismo negro: Ribeiro (2017), Collins (2015), Creenshaw (2002), Carneiro (2011), Evaristo (2005; 2009), Gonzalez (1979). Ademais, verifica-se os epistemas fundamentados por Serafina Machado em dupla dimensão: ensaio (2012) e ficção (2008). No que se refere aos resultados, destaca-se o empoderamento social da protagonista e a resistência demonstrada diante do racismo presente em âmbito profissional.

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Biografia do Autor

ALCIONE CORREA ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Professor adjunto IV na Universidade Federal do Piauí.

Referências

Referências

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

SILVA DE OLIVEIRA, C., & CORREA ALVES, A. (2021). O “O tapete voador”, de Cristiane Sobral: o mérito ou as raízes?. Revista Cerrados, 30(57), 19–33. https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.38237

Edição

Seção

Dossiê: Ressonâncias de escrevivências: literatura, antirracismo e educação lite

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