O “O tapete voador”, de Cristiane Sobral: o mérito ou as raízes?
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.38237Palavras-chave:
Black literature; Cristiane Sobral: short story;Resumo
Este artigo propõe a investigação das construções identitárias de protagonistas sobralianas a partir da análise de categorias tais como a interseccionalidade. Neste sentido, entende-se Cristiane Sobral enquanto produtora de conhecimento a partir de escrevivências uma vez que suas personagens apresentam um contexto social marcado pelas opressões e também pela resistência. O objetivo deste artigo é discutir o processo de construções identitárias femininas negras no conto “O tapete voador”, de Cristiane Sobral. Considera-se para este fim as noções estabelecidas pelo feminismo negro: Ribeiro (2017), Collins (2015), Creenshaw (2002), Carneiro (2011), Evaristo (2005; 2009), Gonzalez (1979). Ademais, verifica-se os epistemas fundamentados por Serafina Machado em dupla dimensão: ensaio (2012) e ficção (2008). No que se refere aos resultados, destaca-se o empoderamento social da protagonista e a resistência demonstrada diante do racismo presente em âmbito profissional.
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