Quarenta Dias e o Elogio da Cordialidade

Autores

  • Rinaldo de Fernandes Universidade Federal da Paraíba (UFPb).

Palavras-chave:

Quarenta dias.

Resumo

Quarenta dias(Alfaguara, 2014), o romance mais recente de Maria Valéria Rezende, paulista radicada há décadas na Paraíba (o texto de orelha informa que ela, em 1965, “entrou para a Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho” e que sempre se dedicou à educação popular), traz uma protagonista curiosa ”“ Alice, uma paraibana aposentada que, por conta da filha única casada com um gaúcho e que planeja engravidar, vai viver em Porto Alegre, preparando-se para se tornar “avó profissional”. Protagonista curiosa e que faz pensar no problema da identidade e de suas representações no romance brasileiro atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinaldo de Fernandes, Universidade Federal da Paraíba (UFPb).

Doutor em Letras pela Unicamp e professor de literatura na Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Autor dos romances Rita no pomar (7Letras, 2008 ”“ finalista do Prêmio São Paulo de Literatura) e Romeu na estrada (a ser lançado). Organizou, entre outras coletâneas, Contos cruéis: as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea (Geração Editorial, 2006) e Chico Buarque: o poeta das mulheres, dos desvalidos e dos perseguidos (LeYa, 2013).

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

de Fernandes, R. (2015). Quarenta Dias e o Elogio da Cordialidade. Revista Cerrados, 23(38). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25806

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.