Para além dos corpos

uma relação intermidiática sobre a representação de prostitutas negras em obras do Modernismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.41811

Palavras-chave:

Intermidialidade, Representação de prostitutas, Mulheres de cor, Modernismo, Decolonialidade

Resumo

O presente trabalho é uma análise efetuada a partir de obras de diferentes signos no intuito de fazer uma leitura intermidiática de forma homóloga. Assim, foram utilizadas as pinturas Les Demoiselles de Avignon (1907) de Pablo Picasso e O Sonho de uma prostituta (1930) de Cícero Dias, e o romance Compasso Binário (1972) de Arlete Nogueira da Cruz pondo em destaque a questão da reflexão sobre a representação de prostitutas em obras modernas. Para tanto, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo em que foram estabelecidos como objetivo geral realizar uma leitura analítica sob a luz da teoria decolonial em que é traçada a relação entre mídias diferentes sob o mesmo movimento para observar a temática das mulheres de cor que exercem a prostituição; como objetivos específicos pretendeu-se perceber como são dadas as relações intermidiáticas de forma homológica; perscrutar como a prática da prostituição é vista entre a sociedade e as artes; refletir sobre a hipersexualização das mulheres de cor; e, por fim, analisar como a questão da prostituição de mulheres de cor aparece em diferentes obras modernas entre diferentes signos. A partir dessa discussão foi possível perceber que assim como socialmente a prostituição é um trabalho socialmente regado a preconceitos o que faz com que essas mulheres sejam vistas como imorais e obscenas, nas obras elencadas há a problematização de como as prostitutas são representadas como seres sem identidade e subjetividade, resumidas e animalizadas a um corpo a ser explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Tolomei, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo/USP Docente do Programa de Pós-graduação em Letras (PGLB/UFMA) e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA).

 

Referências

As Senhoritas D’Avignon. Disponível em<https://www.saiacomarte.com/prazos-e-envios/>

bell hooks. Não sou eu uma mulher: mulheres negras e feminismo. 1 ed. 1981; Tradução livre para a Plataforma Gueto, Janeiro 2014.

BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1. ed. - Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2018.

CHEREM, R. M. & NUNES, K. O erotismo na arte acadêmica e moderna

da América Latina. DAPesquisa, Florianópolis, v.4 n.6, p.351-357, 2009

CLÜVER, C. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. In: Literatura e Sociedade: Revista de teoria literária e literatura comparada. 1997, p.37-55.

CLÜVER, C. Inter textus / Inter artes / Inter media. Aletria, Minas Gerais, p. 19-41, 2006.

CORRÊA, D. Da Literatura Maranhense: O Romance do Século XX. São Luís: EDUEMA, 2015.

CRUZ, A. N. Trabalho manual: prosa reunida. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1998.

GONÇALVES, A. J. Relações homológicas entre literatura e artes plásticas: algumas considerações. In: Literatura e Sociedade: Revista de teoria literária e literatura comparada. 1997, p. 56-58.

GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. 38-51.

HODGE, S. Breve história da arte moderna: um guia de bolso para os principais movimentos, obras, temas e técnicas. São Paulo: Gustavo Gili, 2019.

LINARDI, A. B. Dom Quixote, Doré e Dalí: as relações entre literatura e pintura. In: Encontro de história da arte Campinas, 3, 2007. Campinas: Indtituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, 2007. p. 356-365.

LUGONES, M. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. 53-83.

NITRINI, S. Literatura Comparada: História, teoria e crítica. 3. ed. São Paulo: ED. Universidade de São Paulo, 2010.

O Sonho da Prostituta. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em:<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2704/o-sonho-da-prostituta>. Acesso em: 20 de Mai. 2021.

PEREIRA, P. As prostitutas na história - De deusas à escória da humanidade. História Viva, 2009. Disponível em: http://historianovest.blogspot.com/2009/ 03/as-prostitutas-na-historia-de-deusas.html. Acesso em: 20 de maio de 2021.

SILVA, K. A. T. et al. Ser prostituta: o sentido do trabalho moralmente inaceitável. Revista eletrônica de gestão organizacional. GESTÃO.Org – Recife/PE – Brasil - Vol. 11, No. 2 p.215 -246 Maio/Set. 2013.

VASCONCELOS, Sandra Guardine Teixeira. O Romance como Gênero Planetário (crítica). Novos Estudos. CEBRAP, vol. 86, mar. 2010.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005, pp. 117-142.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

Gabriely Machado Brito, D., & Navarrete Tolomei, C. (2022). Para além dos corpos: uma relação intermidiática sobre a representação de prostitutas negras em obras do Modernismo. Revista Cerrados, 31(59), 15–26. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i59.41811

Edição

Seção

Dossiê - Modernismos e modernidades na literatura e nas artes

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.