Entre negros e iaiás: lundu, poder e sedução

Autores

  • Tereza Virginia de Almeida Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Lundu. Escravidão. Domingos Caldas Barbosa.

Resumo

Originário da dança do lundu, o lundu-canção foi levado para Portugal em fins do século XVIII por Domingos Caldas Barbosa. O que mais chama a atenção no gênero é o sujeito lírico que se encena na letra: um negro ou uma negra que se dirige à sua sinhá ou a seu sinhô. Este traço diferencial em relação ao discurso amoroso das modinhas permite abordar o lundu como forma de elaboração por parte do imaginário popular, das complexidades envolvidas na escravidão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno, v. 2. Rio de Janeiro, Brasília: Civilização Brasileira, INL, 1980.
BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. São Paulo: Papirus, 1991.
CÂNDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira, v. 1. São Paulo, Martins: 1981.
KIEFER, Bruno. A modinha e o lundu. Porto Alegre: Movimento, 1977.
LIMA, Edilson de. Modinhas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.
TINHORÃO, José Ramos. Domingos Caldas Barbosa: o poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800). São Paulo: Editora 34, 2004.
VILLALTA, Luis Carlos. "O que se fala e o que se lê": língua, instrução e leitura". In: MELLO E SOUZA, Laura (org). História da vida privada,
vol I. São Paulo, Companhia das Letras, 1999.

Downloads

Publicado

23-07-2014

Como Citar

Almeida, T. V. de. (2014). Entre negros e iaiás: lundu, poder e sedução. Revista Cerrados, 14(20). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25371

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.