“O NOME É O SER” AS NOTAS PREPARATÓRIAS DE ÉMILE BENVENISTE AO ARTIGO “A BLASFÊMIA E A EUFEMIA”
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v4.n3.2015.11351Keywords:
estudos enunciativos, manuscritos de Émile Benveniste, interdições de linguagemAbstract
A presente tradução tem por objetivo divulgar o trabalho da linguista Aya Ono sobre as notas preparatórias ao artigo “A blasfemia e a eufemia” de Émile Benveniste. A obra de Émile Benveniste vem sendo revisitada e reinterpretada pelos estudiosos brasileiros da área de Estudos Enunciativos a partir de recentes estudos dos manuscritos de Benveniste na França. Em “ O nome é o ser: As notas preparatórias ao artigo A blasfemia e a eufemia” de Ono há uma discussão da elaboração do pensamento de Émile Benveniste sobre as interdições da linguagem e das línguas em suas relações com a sociedade e com a cultura. “As notas” permitem entrever ainda os fundamentos de uma reflexão teórica sobre o próprio conceito de “enunciação”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Given the public access to this journal, the texts are free to use but requires the recognition of the original authorship and initial publication in this journal to be properly stated.
 The journal allows the use of works published for non-commercial purposes, including the right to submit the work to publicly accessible databases. Published contributions are the sole and exclusive responsibility of the author(s).Â