OS BANDIDOS DA BABILÔNIA

Autores

  • Jorgiana Antonietta N. de Azevedo UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v1.n1.2012.11161

Palavras-chave:

Bishop, poesia, tradução, Britto, Brasil

Resumo

“The Burglar of Babylon”, de Elizabeth Bishop, despontou como obra-prima da poesia teatralizando a criminalidade cotidiana da favela. O poema revive as antigas baladas que cantavam as façanhas de heróis e criminosos. Com um estilo acessível de narrativa que faz emergir complexidades sociais e ironia, o poema alcançou uma grande diversidade de leitores. Este artigo propõe uma análise crítica da composição do poema em sua forma e conteúdo, a fim de elucidar aspectos sutis que tangenciam essa obra, bem como apontar como as escolhas poéticas e de adaptação feitas por Paulo Henriques Britto vieram abrilhantar a obra traduzida para o português.

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Publicado

20-09-2012

Como Citar

AZEVEDO, Jorgiana Antonietta N. de. OS BANDIDOS DA BABILÔNIA. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 1, n. 1, p. 55–68, 2012. DOI: 10.26512/belasinfieis.v1.n1.2012.11161. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/11161. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

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