O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950

Auteurs-es

  • Amurabi Oliveira

DOI :

https://doi.org/10.4000/aa.4983

Mots-clés :

História da antropologia, Ensino de antropologia, Ensino de ciências sociais, Antropologia física, Etnografia do Brasil

Résumé

Este artigo visa contribuir para o debate sobre a história da antropologia no Brasil, destacando o ensino das cadeiras de antropologia física e etnografia no Brasil na Faculdade Catarinense de Filosofia na década de 1950. A análise incide sobre os relatórios de ensino produzidos pelos primeiros professores dessas disciplinas em Santa Catarina, possibilitando o desenvolvimento de uma reflexão a partir dos conteúdos lecionados naquele contexto. Enfatiza-se que apesar do “apagamento” dessas matérias na história da antropologia, tanto em nível local quanto nacional, elas O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950 foram relevantes na constituição do campo da antropologia, demarcando continuidades e também rupturas em relação à antropologia cultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-27

Comment citer

Oliveira , Amurabi. 2020. « O Ensino De Antropologia Física E Etnografia Do Brasil Em Santa Catarina Na década De 1950 ». Anuário Antropológico 45 (1):269-86. https://doi.org/10.4000/aa.4983.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.