A revista, sua missão e escopo

O Anuário Antropológico (AA) é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB), de publicação contínua e alinhado ao regime de ciência aberta com IDEIA – Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Assessibilidade. A revista é avaliada como A2 pelo QUALIS/CAPES.

Tem por missão comunicar conhecimentos etnográficos e etnológicos, de modo a fomentar o debate acadêmico e o avanço epistemológico da antropologia. Fundado em 1976 pelo professor Roberto Cardoso de Oliveira, é uma das revistas da área de antropologia mais antigas do Brasil. O primeiro número foi lançado em 1977, cinco anos depois da criação do PPGAS/UnB. Embora sua sede sempre tenha sido a Universidade de Brasília (UnB), o Anuário Antropológico foi criado como uma revista de caráter nacional e de projeção internacional. Desde seu início, contou com contribuições de colegas de outros países, principalmente da América Latina.

A dinâmica e estrutura editorial da revista responde a seu regulamento, atualizado pelo colegiado do PPGAS/UnB em reunião de 17 de julho de 2023.

Esta é uma revista de acesso aberto. Todo seu conteúdo está disponível gratuitamente aos usuários, que podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou vincular os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor.