O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.4000/aa.4983Palavras-chave:
História da antropologia, Ensino de antropologia, Ensino de ciências sociais, Antropologia física, Etnografia do BrasilResumo
Este artigo visa contribuir para o debate sobre a história da antropologia no Brasil, destacando o ensino das cadeiras de antropologia física e etnografia no Brasil na Faculdade Catarinense de Filosofia na década de 1950. A análise incide sobre os relatórios de ensino produzidos pelos primeiros professores dessas disciplinas em Santa Catarina, possibilitando o desenvolvimento de uma reflexão a partir dos conteúdos lecionados naquele contexto. Enfatiza-se que apesar do “apagamento” dessas matérias na história da antropologia, tanto em nível local quanto nacional, elas O ensino de Antropologia Física e Etnografia do Brasil em Santa Catarina na década de 1950 foram relevantes na constituição do campo da antropologia, demarcando continuidades e também rupturas em relação à antropologia cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Anuário Antropológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en