Repertórios do conhecimento em disputa

trabalhadores indígenas e agricultores no colonialismo português em Angola, 1950

Autores

  • Carla Susana Alem Abrantes

Palavras-chave:

Colonialismo português, ideologia colonial, ensino superior colonial, trabalho compulsório, Angola

Resumo

O conhecimento científico produzido no colonialismo português contribuiu para reforçar a ideia de superioridade racial e missão histórica do povo português para a ocupação de territórios ultramarinos, em especial no continente africano. Com o objetivo de explicitar as agências e a complexidade da dominação colonial, este artigo se propõe a analisar a expansão portuguesa em Angola a partir de um contexto particular dos anos 1950: o ensino superior colonial em Lisboa. Os repertórios dos alunos de uma instituição de ensino voltada para a formação de quadros para as colônias revelam o modo como o saber contribuiu para ampliar as redes de administração e promover o Estado colonial em Angola. Em meio à disputa sobre os modos de representar as populações angolanas ”“ trabalhadores indígenas e agricultores ”“ emergem os projetos de educação para a colônia como solução para manter os africanos como mão de obra para a economia colonial.

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Publicado

2018-02-16

Como Citar

Abrantes, Carla Susana Alem. 2018. “Repertórios Do Conhecimento Em Disputa: Trabalhadores indígenas E Agricultores No Colonialismo Português Em Angola, 1950”. Anuário Antropológico 39 (1):195-218. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6847.

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