Educação, Inclusão Precária e a Politecnia como Estratégia Política dos Trabalhadores

Autores/as

  • Jacqueline Aline Botelho Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v18i38.14277

Palabras clave:

Educação, Movimentos sociais, Trabalho, Política social

Resumen

No presente texto, apresentamos a política de educação profissional no Brasil num contexto em que as políticas sociais públicas sofrem os impactos das alternativas neodesenvolvimentistas à crise capitalista. As políticas de alívio à pobreza e de inclusão precária imprimem direção à educação básica brasileira numa privatização do espaço público, operada em nome da democracia e da participação popular e numa formação aligeirada dos estudantes, em nome das necessidades de inserção da juventude no mercado de trabalho e de redução do desemprego. Neste contexto, a educação profissional é disputada por diferentes projetos de classe: os setores dominantes, representados pelo Sistema S e pelo agronegócio, defendem uma formação estritamente técnica, e os trabalhadores, representados por Movimentos Sociais como o MST nos apresentam um projeto de educação tecnológica, articulado à cultura e à ciência, cuja síntese encontra-se nas formulações de Marx sobre Politecnia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacqueline Aline Botelho Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Profa. da Escola de Serviço Social da UFF, Niterói. Pesquisadora do Grupo THESE (EPSJV/UERJ/UFF) e Coordenadora da Pesquisa Movimentos Sociais, Participação Popular e Educação do Campo. Pesquisadora do NEDDATE (UFF).

Citas

BEHRING, E. Acumulação capitalista, fundo público e política social. In: BOSCHETTI, I.; BEHRING, E.; SANTOS, S.; MIOTO, R. (orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.

BOITO JR. A. As bases políticas do neodesenvolvimentismo. São Paulo: Unicamp, 2012.

CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ______. ARROYO, M.; MOLINA, M. (org.) Por uma Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

______. Educação Profissional no campo: programas com diferentes formatos e concepções compõem uma política fragmentada, protagonizada pela Confederação Nacional da Agricultura. Rio de Janeiro: EPSJV, 2014. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/educacaoprofissional-no-campo>.

FRIGOTTO, G. A Educação politécnica. In: Dicionário da Educação do Campo. CALDART, R; PEREIRA, I; ALENTEJANO, P.; FRIGOTOO, G. (orgs.). São Paulo: Expressão Popular, 2012.

IAMAMOTO, M. V. A Questão social no capitalismo. Temporalis. Ano II, n.3, 2001.

KRUPSKAYA, N.K. Prefácio da Edição Russa. In: PISTRAK, M.M (org). A Escola- Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009 (p. 105-112).

LEHER, R. Eleições de 2014 no Brasil: classes e projetos em disputa. Blog Marxismo21, Campinas, São Paulo, p. 1 - 20, 08/12/2014a.

______. Organização, estratégia política e o Plano Nacional de Educação. Blog Marxismo21, Campinas, São Paulo, p. 1-23, 08/11/2014b.

MOTA, A. Redução da Pobreza e aumento da desigualdade: um desafio teórico crítico ao Serviço Social brasileiro. In: Desenvolvimentismo e construção de hegemonia: crescimento econômico e redução da desigualdade. São Paulo: Cortez, 2012.

PISTRAK, M. M. A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

PONCE, A. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2003.

SCHULGIN, V. Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

Publicado

2018-09-07

Cómo citar

LIMA, Jacqueline Aline Botelho. Educação, Inclusão Precária e a Politecnia como Estratégia Política dos Trabalhadores. SER Social, Brasília, v. 18, n. 38, p. 266–283, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v18i38.14277. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/14277. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Temas Livres

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.