Digitalização para sobrevivência
Transformação das Feiras de Ponta Grossa diante da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26512/sersocial.v23i48.33864Palavras-chave:
Pandemia; Varejo Alimentar; Feira de hortifrutigranjeiros; Estratégia; E-commerce.Resumo
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Resumo: Considerando a importância e fragilidade dos pequenos produtores de hortifrutigranjeiros, esse artigo objetivou analisar a adaptação das feiras de produtores de Ponta Grossa (Paraná) diante do cenário imposto pela pandemia da COVID-19. Realizamos um estudo de caso exploratório-descritivo de natureza qualitativa cuja coleta de dados contemplou pesquisa documental (leis municipais e materiais do “Feira Fácil Genial”), entrevistas (aos representantes do negócio) e questionário aplicado online (com retorno de 131 consumidores). A análise deu-se com estatística descritiva e análise de conteúdo. A pandemia evidenciou a importância dos pequenos produtores para o abastecimento das cidades, bem como a necessidade de apoio e valorização dos mesmos pelos governos. Em Ponta Grossa, a adoção da estratégia de digitalização, desenvolvida com parceria público-privada, somada a ações de higiene e de relacionamento permitiram o escoamento de estoques durante o fechamento das feiras. Ademais, as opiniões dos consumidores indicam que há potencial de crescimento da feira digital.
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