Digitalização para sobrevivência

Transformação das Feiras de Ponta Grossa diante da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v23i48.33864

Palavras-chave:

Pandemia; Varejo Alimentar; Feira de hortifrutigranjeiros; Estratégia; E-commerce.

Resumo

 

Resumo: Considerando a importância e fragilidade dos pequenos produtores de hortifrutigranjeiros, esse artigo objetivou analisar a adaptação das feiras de produtores de Ponta Grossa (Paraná) diante do cenário imposto pela pandemia da COVID-19. Realizamos um estudo de caso exploratório-descritivo de natureza qualitativa cuja coleta de dados contemplou pesquisa documental (leis municipais e materiais do “Feira Fácil Genial”), entrevistas (aos representantes do negócio) e questionário aplicado online (com retorno de 131 consumidores). A análise deu-se com estatística descritiva e análise de conteúdo. A pandemia evidenciou a importância dos pequenos produtores para o abastecimento das cidades, bem como a necessidade de apoio e valorização dos mesmos pelos governos. Em Ponta Grossa, a adoção da estratégia de digitalização, desenvolvida com parceria público-privada, somada a ações de higiene e de relacionamento permitiram o escoamento de estoques durante o fechamento das feiras. Ademais, as opiniões dos consumidores indicam que há potencial de crescimento da feira digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora Adjunta no curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA/UEPG); é Líder do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG) e Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/ USP) e do Grupo de Pesquisa Ordenação Territorial e Competitividade em Turismo (UEPG).

Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1999) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

BARRETO, M. L. et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, p. 1”“4, 2020.

COELHO, M. F.; MAYER, V. F. Gestão de serviços pós-covid: o que se pode aprender com o setor de turismo e viagens. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 14, n. 39, p. 3698”“3706, 2020.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

COSTA, B. R. L. Bola de neve virtual: o uso das redes sociais virtuais no processo de coleta de dados de uma pesquisa científica. RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 7, n. 1, p. 15”“37, 2018. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/viewFile/24649/16131>.

CRANFIELD, J. A. L. Framing consumer food demand responses in a viral pandemic. Canadian Journal of Agricultural Economics, n. April, p. 1”“6, 2020.

CRAVEN, M. et al. COVID-19 : Implications for business. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/business-functions/risk/our-insights/covid-19-implications-for-business>.

FAGLIARI, G. S. Turismo e alimentação: análises introdutórias. São Paulo: Roca, 2005.

FERNANDES, A. Pesquisa em Relações Pública. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2020.

FLANDRIN, J.; MONTANARI, M. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

GALINARI, R. et al. Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDES Setorial, v. 41, n. Varejo, p. 135”“180, 2015.

GALUNION; QUALIBEST. Alimentação na Pandemia: Como a COVID-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação. Disponível em: <https://conteudo.galunion.com.br/pesquisa_alimentacao_na_pandemia_galunion>. Acesso em: 8 jun. 2020.

GARCÃA, Ó. M. La comunicación comercial en la distribución minorista y la nueva estrategia omnicanal. 2017. Universidad Complutense de Madrid, 2017.

GÖSSLING, S.; SCOTT, D.; HALL, C. M. Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, p. 1”“20, 2020.

GRAY, R. S. Agriculture, transportation, and the COVID”19 crisis. Canadian Journal of Agricultural Economics, n. April, p. 1”“5, 2020.

GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

IBGE. Ponta Grossa. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/ponta-grossa/panorama>. Acesso em: 10 jun. 2020.

JÁMBOR, A.; CZINE, P.; BALOGH, P. The Impact of the Coronavirus on Agriculture: First Evidence Based on Global Newspapers. Sustainability, v. 12, p. 1”“10, 2020.

LAI, C. et al. Severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and coronavirus disease-2019 (COVID-19): The epidemic and the challenges. International Journal of Antimicrobial Agents, v. 55, n. January, p. 1”“10, 2020.

LEE, Z. W. Y. et al. Customer engagement through omnichannel retailing: The effects of channel integration quality. Industrial Marketing Management, v. 77, n. September 2017, p. 90”“101, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2018.12.004>.

MASCARENHAS, G.; DOLZANI, M. C. S. Feira livre: territorialidade popular e cultura na metrópole contemporânea. Ateliê Geográfico, v. 2, n. 2, p. 72”“87, 2008.

MOREIRA, A. P. Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no fortalecimento da agricultura familiar em Ponta Grossa - PR. 2017. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

NICOLA, M. et al. The Socio-Economic Implications of the Coronavirus and COVID-19 Pandemic: A Review. International Journal of Surgery, v. 78, n. April, p. 185”“193, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.04.018>.

PEDROSO, M. T.; CORCIOLI, G.; FOGUESATTO, C. R. A crise do coronavírus e o agricultor familiar produtor de hortaliças. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 14, n. 39, p. 3740”“3749, 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA. Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: <http://www.pontagrossa.pr.gov.br/smapa>. Acesso em: 11 nov. 2020a.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA. Decreto no 17.077, de 16/03/2020Ponta GrossaPMPG, , 2020b. .

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA. Decreto no 17.207, de 03/04/2020Ponta GrossaPMPG, , 2020c. .

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA. Decreto no 17.452, de 02/07/2020Ponta GrossaPMPG, , 2020d. .

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA. Decreto no17.548, de 24/07/2020Ponta GrossaPMPG, , 2020e. .

RAIHER, A. P. Mercado de Trabalho dos Campos Gerais nos meses janeiro a abril de 2020: impactos iniciais da COVID-19. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www2.uepg.br//nerepp/wp-content/uploads/sites/2/2020/05/06-2020_Mercado-Trabalho-jan-converted.pdf>.

RAIHER, A. P.; SCHIMANSKI, E.; SCHEFFER, S. M. Vida e futuro: as relações sociais e econômicas durante e pós-coronavírus. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG; PROEX, 2020.

RAMOS, P. S.; ALMONACID, L. E.; VALDÉS, D. V. Comercialización alternativa de alimentos locales. Cuardernillo Popular, n. 1, p. 1”“23, 2020.

REZENDE, A. A. de; MARCELINO, J. A.; MIYAJI, M. A reivenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de COVID-19. Boletim de Conjuntura - BOCA, v. 2, n. 6, p. 75”“86, 2020.

RIBEIRO-SILVA, R. de C. et al. Implicações da pandemia COVID-19 para a segurança alimentar e nutricional no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 9, p. 3421”“3430, 2020.

RICHARDS, T. J.; RICKARD, B. COVID”19 impact on fruit and vegetable markets. Canadian Journal of Agricultural Economics/Revue canadienne d’agroeconomie, n. April, p. 1”“6, 2020.

ROGGEVEEN, A. L.; SETHURAMAN, R. How the COVID-19 Pandemic May Change the World of Retailing. Journal of retailing, v. 96, n. 2, p. 169”“71, 2020.

SANTOS, C. R. A. Slow Food uma filosofia de vida. Gazeta do povo, 5 jan. 2010.

SHAHIDI, F. Does COVID-19 affect food safety and security? A summary report on the Extraordinary Scientific Roundtable. Journal of Food Bioactives, v. 9, p. 1”“3, 2020.

SHETH, J. Impact of Covid-19 on Consumer Behavior: Will the Old Habits Return or Die? Journal of Business Research, v. 117, n. SI: Covid-19 impact on business and research, p. 280”“283, 2020a.

SHETH, J. Business of business is more than business: Managing during the Covid crisis. Industrial Marketing Management, v. 88, n. April, p. 261”“264, 2020b. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.05.028>.

SILVA FILHO, O. J.; GOMES JÚNIOR, N. N. O amanhã vai à mesa : abastecimento alimentar e COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 5, p. e00095220, 2020.

SILVESTRE, L. H. A.; RIBEIRO, Á. E. M.; FREITAS, C. da S. Subsídios para a construção de um programa público de apoio à feira livre no Vale do São Francisco,MG. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 13, n. 2, p. 186”“200, 2011.

SOUSA, H. M. S. et al. Segurança Dos Alimentos No Contexto Da Pandemia Por Sars-Cov-2. Desafios, v. 7, n. Especial COVID-19, p. 26”“33, 2020.

SOUSA JÚNIOR, J. H. de et al. Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, v. 13, n. 2 COVID-19, p. 331, 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2006.

VASCONCELOS, F. de A. G. de et al. Public policies of food and nutrition in Brazil : From Lula to Temer. Revista de Nutrição, v. 32, p. e180161, 2019.

VERHOEF, P. C.; KANNAN, P. K.; INMAN, J. J. From Multi-Channel Retailing to Omni-Channel Retailing. Introduction to the Special Issue on Multi-Channel Retailing. Journal of Retailing, v. 91, n. 2, p. 174”“181, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.jretai.2015.02.005>.

Downloads

Publicado

01/22/2021

Como Citar

DE LIMA MEDEIROS, Mirna; TRAMONTIN MASCARENHAS, Rubia Gisele. Digitalização para sobrevivência: Transformação das Feiras de Ponta Grossa diante da pandemia. SER Social, [S. l.], v. 23, n. 48, p. 115–140, 2021. DOI: 10.26512/sersocial.v23i48.33864. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/33864. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos