A realidade das(os) estudantes de Serviço Social da UERJ na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26512/sersocial.v24i51.43094Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Serviço Social, Estudantes.Resumo
O artigo aborda os resultados preliminares de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as condições de vida das(os) estudantes da Faculdade de Serviço Social da UERJ, de uma universidade pública, no contexto pandêmico e suas estratégias de enfrentamento. A pesquisa foi realizada entre junho e setembro de 2020 e objetivou também construir estratégias pedagógicas alinhadas à realidade das(os) estudantes durante o ensino remoto emergencial. Utilizamos uma metodologia mista, além de pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada em duas etapas: na primeira, foi aplicado um questionário on-line às(aos) estudantes de todos os períodos do curso – alcançando um total de 228 estudantes; já na segunda fase, utilizamos o instrumento “diários solicitados” e registros fotográficos, de forma que 16 estudantes relataram, durante um mês, suas vivências na pandemia. Os resultados parciais demonstram que a maioria dessas(es) estudantes têm sofrido os impactos da pandemia tanto no que se refere às dificuldades econômicas quanto no aspecto da saúde mental, o que acaba interferindo decididamente na sua vida acadêmica.
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